Responsável pela criação dos primeiros modelos físicos de espaços hiperbólicos, em 1997, Daina Taimina, matemática da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, vai estar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) no próximo dia 31 de outubro, para falar sobre geometria hiperbólica táctil – possível através de modelos em crochet feitos pela própria.

Natural da Letónia, Daina Taimina teve a ideia de fazer Planos Hiberbólicos em crochet, o que permite construções mais robustas e elaboradas do que as de papel. Esta iniciativa acabou por se tornar um grande projeto e deu origem a exposições, livros publicados e prémios.

“Os planos hiperbólicos de crochet revelaram-se uma ferramenta útil nas explorações táteis da geometria hiperbólica, dando ao conhecimento teórico uma perspetiva diferente”, salienta a matemática, no resumo da palestra que irá dar na FCUP, a convite do Centro de Matemática da Universidade do Porto.

Com entrada livre, o evento tem início às 14h30, na sala FC1-0.31, no Departamento de Matemática da FCUP.

Daina Taimina é responsável pela criação dos primeiros modelos físicos de espaços hiperbólicos,