A inauguração da ampliação do edifício do INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial que decorreu no passado dia 2 de outubro, levou cerca de uma centena de pessoas a conhecer os mais 410 m2 de infraestrutura laboratorial e 585 m2 de áreas de engenharia que resultaram da expansão.

Uma conquista que Alcibíades Paulo Guedes, presidente do Conselho de Administração do INEGI, acredita ser “determinante para reforçar o papel do INEGI como agente promotor da inovação de base científica e tecnológica”.

Foi António Cunha, Presidente da CCDR-N, que, ao lado de Alcibíades Paulo Guedes descerrou a placa alusiva à inauguração. Durante o seu discurso salientou o consolidado papel do Instituto no Sistema Científico e Tecnológico Nacional, e crescente capacidade de resposta enquanto parceiro tecnológico do tecido industrial nacional.

Também Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto e Vereador do Pelouro do Ambiente e Transição Climática, Pelouro da Inovação e Transição Digital, esteve presente e destacou a importância do INEGI enquanto “agente de inovação sediado no Porto”, impulsionando o tecido empresarial do Norte e empregando mais de 270 pessoas.

O investimento total na ampliação das instalações, que resultou num espaço total de 9.267 m2, rondou os 2,2 milhões de euros e contou com um cofinanciamento de 1,3 milhões de euros, através da medida Infraestruturas Tecnológicas (IT) da Região Norte – Centros de Interface do Programa Norte 2020.

Enquanto Centro de Interface Tecnológico (CIT), o INEGI conta com o cofinanciamento do Programa Norte 2020, do Fundo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Economia Circular (FITEC) e do Programa INTERFACE, para a execução deste plano estratégico.

A ocasião foi ainda marcada pelo reconhecimento público aos dois novos sócios honorários do INEGI, António Torres Marques e Artur Santos Silva. Ambos se distinguem pela extensa atividade cívica e contribuições nos ecossistemas académico, científico e político, e deixam um legado significativo no progresso e sucesso do INEGI. Juntam-se a um elenco de honrados que incluí Albertino Santana, Jorge Sampaio, Luís Valente de Oliveira, e Rui Guimarães.