Cinco anos depois, a Universidade do Porto volta a posicionar-se como a melhor universidade portuguesa no prestigiado Times Higher Education World University Rankings. Divulgada esta quarta-feira, a edição 2024 do ranking da publicação britânica destaca a U.Porto no grupo das 401 a 500 melhores do mundo, a melhor prestação – a par das universidades de Coimbra e de Lisboa – entre as 15 instituições de ensino superior nacionais classificadas.

Reconhecido como um dos mais prestigiados rankings do ensino superior a nível mundial, o THE World University Rankings avalia as instituições de acordo com 17 critérios divididos em cinco eixos fundamentais: relações com a indústria (Industry), internacionalização (International Outlook), qualidade do ensino (Teaching), volume e reputação da investigação (Research Environment e Research Quality).

Relativamente à edição anterior do ranking, em que já aparecia no “top 500”, a U.Porto melhora o seu desempenho em quatro dos cinco eixos. A Universidade obtém a sua melhor posição no eixo de Research Environment, (que inclui a produtividade científica), onde escala até à 336.ª posição mundial, com um score de 35,4 pontos.

Já no que toca à Research Quality (medida de acordo com a excelência e impacto da investigação produzida), a U.Porto aparece no lugar 533 do mundo, com um score total de 71.1 pontos (mais 7 face ao ano passado).

A Universidade destaca-se ainda nos domínios das relações com a indústria (519.ª posição, com um score de 66,3 pontos), qualidade de ensino (623.ª com 31,3 pontos) e internacionalização (623.ª com 57,9 pontos).

A U.Porto regista um melhor desempenho nos critérios relacionados com a investigação científica. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A crescer em Portugal e na Europa

Na comparação com as restantes 14 instituições portuguesas classificadas pelo THE (mais uma do que na edição anterior), a U.Porto reassume então a liderança, partilhada com as universidades de Coimbra e de Lisboa.

A lista inclui ainda as universidades Nova de Lisboa (classificada entre as 501-600 melhores), de Aveiro, Beira Interior, ISCTE e Minho (601-800), Algarve, Católica e UTAD (801-1000), o Politécnico de Bragança, a Universidade Lusófona e o Politécnico do Porto (1201-1500) e o Politécnico de Viana do Castelo (1501+).

No panorama europeu, a Universidade do Porto posiciona-se no grupo das 185-232 melhores instituições de ensino superior do continente

O THE World University Rankings 2024 inclui um novo máximo de 1.904 universidades de todo o mundo. O ranking é liderado pela Universidade de Oxford (Reino Unido), seguida de três instituições norte-americanas: a Universidade de Stanford, o MIT e a Universidade de Harvard.

Note-se que, com este resultado, a U.Porto confirma o estatuto de melhor universidade portuguesa nos três mais importantes e influentes rankings internacionais do ensino superior. Para além do ranking da THE, a Universidade surge também na liderança das últimas edições do Academic Ranking of World Universities (também conhecido como “ranking de Xangai”) e do QS World University Ranking.