A Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) acolheu, entre os dias 11 e 14 de setembro, a sexta edição da International Conference on Enterococci – ICE-6., iniciativa que juntou mais de 160 especialistas da Europa, Estados Unidos da América, Canadá, do Brasil, Chile, Singapura, Japão e Austrália para um debate e troca de experiências sobre os avanços na área deste importante género bacteriano (Enterococcus).

O programa do congresso destacou o papel desta bactéria no microbioma humano, na infeção, no cancro e no seu potencial como alternativa terapêutica a antibióticos.

Houve ainda espaço para debater outras temáticas, como a preocupante resistência aos antibióticos em que a abordagem no contexto da Saúde Única ou One Health é essencial para contrariar o aumento deste problema de saúde pública.

Ao longo d equatro dias, os participantes puderam debater e partilhar ideias sobre o potencial da bactéria Enterococcus. (Foto: FFUP)

A organização da conferência esteve a cargo de cientistas de renome, e incluiu docentes e investigadores da casa (Luísa Peixe e Ana R. Freitas), afiliadas à FFUP e ao grupo BacT_Drugs, da Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas (UCIBIO).

O evento contou ainda com diferentes patrocinadores corporativos – Vaxcyte, MicrobesNG, Fimbrion Therapeutics, Fisher Scientific, Câmara Municipal do Porto e o grupo ESCMID Food- and Waterborne Infections Study Group -, que apoiaram a realização da reunião.

Ao longo da conferência, as sociedades FEMS e Microbiology Society e os jornais científicos Molecular Microbiology e Sciences Advances atribuíram seis prémios aos investigadores de pós-doutoramento e estudantes de doutoramento que participaram com as melhores apresentações, sob a forma de poster ou comunicação oral.

Destaque ainda para a atribuição do Prémio Carreira Don B. Cleweell award 2023 ao cientista Michael Gilmore (EUA), como reconhecimento da sua grande contribuição para o aumento do conhecimento na área temática deste congresso.

A par das atividades do Congresso, a organização selecionou um conjunto de atividades sociais que permitiu aos participantes desfrutar da história, beleza e gastronomia da cidade. Apreciada por todos foi também o momento da Pausa Ativa, que decorreu no final das sessões de palestras das manhãs, com a colaboração do Centro Desportivo da Universidade do Porto (CDUP-UP).