A Portugal Tech Week está de volta para a sua segunda edição, e a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto é uma das entidades organizadoras do evento.

Mantendo a ambição de ser um dos maiores festivais de inovação do mundo, esta iniciativa, que em 2022 contou com mais de 100 eventos realizados em nove cidades, 90 entidades organizadoras, 2.500 utilizadores da plataforma e mais de 5.300 visualizações de página, pretende superar estes números em 2023.

A decorrer de 12 a 22 de novembro, a edição deste ano do projeto terá uma novidade na sua forma de angariar eventos: contará com vários curadores e embaixadores.

Os curadores são especialistas das mais diversas indústrias, que serão responsáveis por atrair eventos relacionados com os oito grandes tópicos do festival, sendo eles a Inteligência Artificial, Programação, Tecnologia Financeira, Futuro do Trabalho, Tecnologia na Saúde, Sustentabilidade, Risco e Investimento e Web3. Já os embaixadores são pessoas com uma grande influência local, responsáveis por atrair eventos para as suas cidades.

Em 2022, a Portugal Tech Week foi apoiada por 14 atores do ecossistema local e conquistou o selo da Comissão Europeia, no âmbito da categoria “Digital Skills and Jobs Coalition”. Este ano, a organização acredita que irá superar os números da primeira edição e reafirma a sua aposta neste projeto, que tem um impacto tangível no ecossistema empreendedor português.

“Em 2023, pretendemos alcançar ainda melhores resultados do que na primeira edição. O nosso objetivo de colocar Portugal no mapa de inovação, empreendedorismo e tecnologia mundial mantém-se inalterado, e contamos com vários parceiros para nos apoiar nessa missão”, projeta Apo Zedeh, um dos gestores do projeto Portugal Tech Week.

Acreditamos que podemos fazer a diferença no ecossistema português e gerar maior interesse por parte de negócios, não só potenciando as empresas e empreendedores nacionais, como facilitando as conexões e parcerias internacionais, promovendo assim a economia e a visibilidade do nosso país”, acrescenta.

O objetivo é promover uma cultura de cooperação e entreajuda, aproveitando o mote de grandes eventos como a Web Summit, que reúne pessoas de todo o mundo à volta da paixão pela inovação, tecnologia e negócios.

Esta é uma iniciativa da 351 Associação Portuguesa de Startups, a maior comunidade de startups de Portugal, com mais de 1500 membros, e conta com o apoio de diversos atores, tanto nacionais como internacionais.

À UPTEC juntam-se nomes como a Startup Portugal, Lisboa Unicorn Capital, Unicorn Factory, Hub Creativo do Beato, Startup Lisboa, ScaleUp Porto, UPTEC, Porto Tech Hub, Fintech House, Nova SBE, Startup Leria, IPN, Move to Fundão, BGI Fábrica de Startups, Beta-i, ESOP, Lispolis e Tecmaia, a Ioasys (parceiro de desenvolvimento tecnológico) e a EU Digital Skills & Jobs Coalition.