No âmbito da Cost CA18111 – Genome editing in plants – a technology with transformative potential (PlantEd), a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) foi palco, entre os dias 18 e 20 de setembro, da 4th PlantEd Conference.

A conferência foi organizada por uma equipa do Laboratório de Bromatologia da FFUP (Isabel Mafra (Chair), Joana Costa, Caterina Villa, Carla Teixeira e Isabel Ferreira) e contou com cerca de 100 participantes de 28 nacionalidades diferentes, que apresentaram 25 comunicações orais e 33 posters.

Esta conferência apresentou os mais recentes avanços da investigação em melhoramento de plantas, fundamentais para enfrentar os desafios relacionados com o aumento da população, da agricultura sustentável e das alterações climáticas.

O progresso científico, nesta área em particular, foca-se nas novas técnicas de edição de genoma que permitem controlar o material genético com precisão e as suas características correspondentes.

Estes avanços abrem caminho para responder a um dos grandes desafios deste século: fornecer uma nutrição adequada a uma população mundial crescente, desenvolvendo simultaneamente uma agricultura mais sustentável do ponto de vista social, económico e ambiental.