No passado dia 17 de setembro, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) renovou o convite à comunidade para visitar as suas instalações, num evento realizado em conjunto com o “Dia do Porto de Leixões”.

Apesar da chuva e do vento fortes presentes durante todo o dia, o edifício do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, onde se situa a sede do CIIMAR, recebeu uma enchente de visitantes, que puderam desfrutar de várias atividades artísticas e científicas.

A mostra científica do CIIMAR proporcionou a oportunidade ideal para os investigadores deste centro de investigação marinha e ambiental partilharem um pouco da investigação que desenvolvem. Assim, foram representadas, através de diversas atividades lúdico-didáticas, as três linhas orientadoras da investigação do CIIMAR, nomeadamente, Alterações Globais e Serviços dos Ecossistemas, Biotecnologia Marinha, e Biologia, Aquacultura e Qualidade dos Produtos do Mar.

Para além da componente científica mais prática, o programa do Dia Aberto do CIIMAR 2023 incluiu algumas atividades artísticas, unindo assim o mundo da Arte e o da Ciência.  Logo pela manhã, os visitantes participaram numa aula de yoga sobre o mar, havendo ainda espaço para um workshop de dança, no qual os mais pequenos exploraram os mais variados movimentos marinhos.

O dia foi também preenchido com duas horas do conto, uma que levou tanto crianças como pais a cirandarem ao som da música e uma segunda, contada pela carismática tartaruga Léni, sobre o impacto que o ser humano tem nos ecossistemas marinhos.

Em destaque estiveram ainda a exposição de escultura “Monstros Marinhos” e a exposição referente ao “Concurso de Fotografia Científica do CIIMAR 2023”.

No fim do evento, a mesa mais famosa foi a dos crachás de “Explorador do Oceano”, cheia de pequenos exploradores que recolhiam avidamente os prémios resultantes das atividades completadas com sucesso.