O estudante do doutoramento em Ciência de Computadores da FCUP, Luís Filipe Cunha, conquistou o Best Student Paper Award, na 22.ª edição da Conferência Portuguesa de Inteligência Artificial (EPIA’23).

O trabalho apresentado propõe um novo método para a extração de eventos em texto em português, que envolve duas etapas: a classificação e a identificação da palavra central de um evento (trigger), seguida da extração de argumentos de eventos, com recurso a um modelo de Q&A extrativo.

“De modo a produzir modelos capazes de executar estas tarefas, treinamos modelos através do BERTimbau, utilizando os datasets SQuAD e o ACE-2005, sendo este último uma referência na área de extração de eventos. Com estes modelos desenvolvemos uma framework de extração de eventos para a Língua Portuguesa que se encontra disponível online“, conta o estudante e investigador. Embora já existam vários sistemas de extração de eventos em inglês, estes revelam uma portabilidade limitada para outras línguas devido à sua dependência de recursos textuais anotados em inglês”, concretiza”. E daí a importância do modelo agora desenvolvido.

A área da Extração da Informação (IE, na sigla em inglês) procura dar resposta a um desafio que se apresenta ao mundo digital: há uma enorme quantidade de dados gerados nas redes sociais, noticias, arquivos, bibliotecas, websites, etc e uma parte significativa deles é em texto, “o que torna complexo o processamento automático”. “A extração de eventos tem como objetivos identificar e classificar eventos que ocorrem em textos. Esta técnica tem revelado um grande potencial de aplicação em várias áreas, desde textos biomédicos, cibersegurança, dados financeiros, literatura e história”, contextualiza Luís Filipe Cunha.

Uma das aplicações de uma ferramenta deste tipo pode ser para o tratamento de informação jornalística. “Um dos usos imediatos desta ferramenta poderia ser, por exemplo, a extração de eventos de notícias associados à guerra da Ucrânia”, conta.

O artigo “Event Extraction for Portuguese: A QA-driven Approach using ACE-2005″, também assinado pelos orientadores do estudante Alípio Jorge, docente da FCUP e Ricardo Campos, docente da Universidade da Beira Interior, será posteriormente publicado na Lecture Notes in Artificial Intelligence (LNAI) da Springer. Os três autores do estudo são também investigadores no Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão do INESC TEC.

Sobre a EPIA

Este evento organizado pela Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), teve lugar nos Açores (Ilha do Faial), entre os dias 5 e 8 de setembro, tendo sido o ponto de encontro de mais de 150 cientistas de todo o mundo.

A conferência centrou-se no debate do presente e o futuro da inteligência artificial, e contou com um programa de 17 painéis de discussão, sobre temas como ética, responsabilidade no desenvolvimento da inteligência artificial e as suas diversas aplicações, entre outros.