A International Conference on Marine Biotechnology, realizada no âmbito da ERA Chair BlueBio4Future, decorreu no dia 12 de setembro de 2023 e reuniu investigadores e stakeholders na área da Biotecnologia Marinha. Organizado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) na sua sede localizada no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, o evento contou com mais de 130 participantes e foi um marco importante na compreensão do potencial de aplicação das áreas emergentes da bioengenharia – como a biologia sintética, a biocatálise, a bioinformática e o bioprocesso – na Biotecnologia Marinha.

O coordenador da ERA Chair e Presidente da Direção do CIIMAR, Vítor Vasconcelos, deu as boas-vindas aos convidados, palestrantes e audiência, seguido de intervenções dos stakeholders Miguel Marques, da INOVAMAR e Ana Brazão, da Fundação Oceano Azul.

Foi ainda lida uma mensagem da Presidente do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Madalena Alves e, por fim, uma inspiradora intervenção do Senhor Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva. Ficaram assim criadas as condições para um enriquecedor dia de palestras.

Conferência reuniu peritos na área da Biotecnologia Marinha na sede do CIIMAR. (Foto: CIIMAR)

Pedro Leão, ERA Chair Holder, apresentou as principais linhas do projeto BlueBio4Future e qual o impacto deste projeto nos desafios globais para uma utilização responsável dos recursos marinhos, assim como o posicionamento do CIIMAR como instituição de referência na área da Biotecnologia Marinha, quer na investigação e inovação, quer na transferência de conhecimento e tecnologia para o tecido académico e empresarial.

Seguiram-se intervenções de especialistas emergentes nas áreas de desenvolvimento do projeto BlueBio4Future, nomeadamente Avena Ross da Queen’s University, Canadá, Tobias Gulder da Universidade Técnica de Dresden e Eric Helfrich da Universidade de Goethe e do Centro LOEWE, Frankfurt, ambos na Alemanha, e Maria Barbosa, da Wageningen University & Research, nos Países Baixos.

A conferência contou ainda com as apresentações dos investigadores do CIIMAR, contratados por este projeto, Paulo Oliveira, Konrad Viehrig, Adriana Rego e Mariane Fagundes, mostrando e discutindo os mais recentes avanços da sua investigação.

Evento contou com a participação de mais de 130 participantes (Foto: CIIMAR)

Foi, também, exibida pela primeira vez a exposição “Qual é o futuro da Biotecnologia Marinha?”, preparada pela equipa do projeto BlueBio4Future, dirigida para o público em geral e que deverá tomar contornos itinerantes por várias instituições e organizações de divulgação científica.

Ao longo da conferência os participantes envolveram-se em debates e questões, havendo ainda a oportunidade para networking e partilha de conhecimento.

A International Conference on Marine Biotechnology serviu de plataforma para fomentar a colaboração e impulsionar a inovação e investigação científica para práticas sustentáveis no domínio da Biotecnologia Marinha, de forma a garantir a saúde a longo prazo dos oceanos.

O projeto BlueBio4Future foi financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte Europa da União Europeia (GA 952374).

Para mais informações, consultar o website e redes sociais do projeto (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter).