Conhecidos que estão os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/2024, é hora de comemorar a chegada daqueles que estão prestes a iniciar o seu percurso académico na melhor universidade portuguesa. Este ano, e pela primeira vez, as celebrações terão lugar no Jardim da Cordoaria (junto à Reitoria), palco escolhido para acolher, na tarde de 13 de setembro, quarta-feira, a tradicional Sessão de Receção aos Novos Estudantes da U.Porto.

Agora é Real… será o mote para uma festa de boas-vindas aberta aos mais de 9 mil estudantes que ingressaram este ano nos diferentes ciclos de estudo da Universidade. Aos mais de 4.600 “caloiros” agora colocados juntar-se-ão ainda os estudantes inscritos pela primeira vez no 1.º ano de Mestrado e Doutoramento, ou os estudantes de todo o mundo que escolheram a U.Porto para iniciarem a sua formação académica, ao abrigo do Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

Com início marcado para as 15h30, o programa da sessão incluirá o habitual momento de boas-vindas oficiais à Universidade e à cidade, a cargo do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira. A “apadrinhar” os novos estudantes da U.Porto estarão também a presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Ana Gabriela Cabilhas, e o Presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Moreira.

A festa segue depois até às 19h00, com atuações de grupos do Orfeão Universitário do Porto (Tuna Universitária, Tuna Feminina e Pauliteiros de Miranda) e dos Batucada Radical, entre outras surpresas que estão a ser preparadas. Para o final está reservada a atuação da dupla DJ André Henriques e MC Gonçalo Roque, os criadores dos projetos I💙 Baile Funk e Millennium Show .

Será com a Torre dos Clérigos em plano de fundo que os estudantes de primeiro ano da U.Porto vão ter a oportunidade de conhecer os seus futuros colegas. (Foto: Egidio Santos/Arquivo U.Porto)

Um presente para os novos estudantes

Ao longo de toda a tarde, os estudantes terão também a oportunidade de levantar o seu Kit de Boas-Vindas, que inclui informações úteis sobre a Universidade e os seus serviços, juntamente com a capa, a t-shirt e saco da U.Porto.

No kit seguirá também uma pulseira oferecida pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), que garante o acesso a uma semana gratuita nas sessões do programa UPFit.

Para levantarem o kit, os estudantes já matriculados devem dirigir-se até junto das bancas assinaladas e apresentar o voucher recebido através do e-mail pessoal e/ou institucional.

Mais informações em www.up.pt/welcome e nas redes sociais – Facebook e Instagram – da U.Porto.