O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) está prestes a abrir portas para o maior evento anual de comunicação de ciência da instituição. Ocorrendo em simultâneo com o “Dia do Porto de Leixões”, no próximo dia 17 de setembro de 2023, o Dia Aberto do CIIMAR convida a comunidade a embarcar numa jornada de descobertas sobre as maravilhas da ciência marinha e ambiental.

Entre as 10h00 e as 19h00, as instalações do CIIMAR, localizadas no edifício do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, estarão abertas para todos aqueles que desejem explorar a ciência e as descobertas que este centro de investigação de excelência tem para oferecer.

A programação inclui uma vasta oferta para miúdos e graúdos, desde jogos, projeção de vídeos educativos, uma aula de yoga sobre o mar e ainda um workshop de dança, no qual os participantes poderão explorar os movimentos marinhos.

Para completar a experiência, os encantos das palavras ecoarão desde sessões de contos, onde histórias dos mares ganham vida, até às conversas com os investigadores do CIIMAR, nas quais os segredos das últimas expedições oceanográficas se desvendarão, convidando todos os presentes a mergulhar num mar de conhecimento.

Além disso, o evento será enriquecido por duas exposições de Arte e Ciência: a exposição de escultura “Monstros Marinhos” de Ricardo Nicolau de Almeida, sobre a temática do lixo marinho; e a exposição resultante do “Concurso de Fotografia Científica do CIIMAR 2023“, composta por imagens que capturam a beleza e a diversidade da investigação realizada no CIIMAR.

Os participantes poderão ficar a conhecer o sistema-modelo de aquacultura multitrófica integrada do CIIMAR / CIIMAR

Os cientistas saem dos laboratórios

Para aguçar a mente dos mais curiosos, haverá também espaço para diversas atividades hands-on dinamizadas pelos investigadores do CIIMAR, proporcionando uma imersão completa no mundo da investigação marinha e ambiental.

Os participantes podem ainda desfrutar de jogos que abordam os mistérios da evolução e da genética, contactar com simulações visuais e explorar um mundo de realidade virtual. A mostra de ciência incluirá também uma mini-fitoETAR, aquários de biodiversidade costeira e de zonação entre-marés, bem como modelos em escala reduzida de tanques de ondas e turbinas eólicas offshore. Haverá ainda a oportunidade de aprender mais sobre oceanografia, climatologia e bioacústica subaquática, assim como sobre a problemática do lixo marinho.

Mas há mais. Os visitantes terão a oportunidade de se familiarizarem com o equipamento utilizado pelos cientistas nas suas saídas de campo, desde dispositivos de monitorização até equipamentos de mergulho. E como a ciência é um mundo de descobertas, o evento convida todos a espreitar os pequenos tesouros que habitam os oceanos, através do microscópio e da lupa, e a descobrir as promissoras potencialidades e aplicações da biotecnologia azul, bem como as mais recentes inovações na área da aquacultura.

Serão ainda destacados projetos de sustentabilidade ambiental, expedições do CIIMAR aos oceanos polares e ao mar profundo e também coleções de organismos únicos do Biobanco Azul Português.

Cada atividade será carimbada no “Passaporte do Explorador do Oceano”, oferecendo recompensas para os exploradores mais destemidos.

A participação nas atividades é gratuita. Para mais informações, consultar a página do evento, ou seguir a tag #CIIMARopenday nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram).