Andreia Neves, doutoranda da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), lançou recentemente o livro intitulado “O sono do meu bebé – Um guia para noites tranquilas dos 0 aos 5 anos”, com edição da “Ideias de Ler”.

Disponível no formato livro, ebook e audiolivro, este guia prático partilha “técnicas e estratégias” para que os bebés e os pais tenham “noites mais tranquilas”.

Entre os temas abordados incluem-se as várias fases do bebé e padrões de normalidade, a hora de dormir, a mudança de quarto, os despertares noturnos, o impacto dos ecrãs e a entrada na creche.

A autora é cardiopneumologista e investigadora na área do sono pediátrico. No âmbito do seu doutoramento em Biomedicina na FMUP, está a estudar, muito especificamente, a influência do sono no desenvolvimento das crianças.

“O estudo Sleepsy é um estudo nacional longitudinal que visa desvendar a relação entre a quantidade e a qualidade do sono e o desenvolvimento psicomotor na primeira infância em crianças residentes em Portugal”, explicou Andreia Neves, numa notícia publicada aquando da fase de recrutamento de participantes.

Outro objetivo, acrescentou, é analisar a relação entre a exposição à chamada “luz azul”, emitida pelos ecrãs (como os das televisões e dos smartphones), e os níveis da “hormona do sono”, a melatonina.

O livro O sono do meu bebé pode ser adquirido nas livrarias ou online.