A investigadora Margarida Brito, do Laboratório de Processos de Separação e Reacção – Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE-LCM), integrado no Associate Laboratory in Chemical Engineering (ALiCE), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi recentemente distinguida com o Young Researcher Award in Mixing 2023 pela European Federation of Chemical Engineering.

A nomeação surgiu a partir do trabalho de investigação realizado no LSRE-LCM, onde foi desenvolvida a tese de doutoramento. A também alumna do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da FEUP focou-se no estudo computacional e experimental dos mecanismos de mistura em reatores estáticos, nomeadamente reatores de jatos opostos, dispositivos rotacionais e misturadores não-inerciais.

“Esta tese consolida o conhecimento em mesoreatores desenvolvido na equipa do LSRE-LCM/FEUP durante duas décadas, contribuindo com soluções industriais baseadas em estudos fundamentais dos mecanismos de mistura”, avança Margarida Brito.

A investigadora afirma ainda que “é com grande honra que recebo este prémio pela minha dedicação e trabalho na área de Mistura. Este reconhecimento premeia a minha investigação que não seria possível sem uma equipa de orientação altamente experiente”.

A coordenação do trabalho foi feita por Ricardo Santos e José Carlos Lopes, investigadores do LSRE-LCM, e por Claúdio Fonte da Universidade de Manchester.

“Espero que esta conquista seja o motor para futuras colaborações com a indústria, com vista à implementação de tecnologias de ponta estudadas e desenvolvidas na Universidade do Porto, contribuindo assim para uma indústria mais verde e eficiente” remata a alumna da FEUP.

Sobre Margarida Brito

Estudou Engenharia Química na FEUP, onde obteve o grau de mestre em junho 2016. Em setembro do mesmo ano, passou a integrar o LSRE-LCM como bolseira de investigação.

Em 2021, finalizou o Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica na FEUP, com a tese “Mixing Mechanisms in 2D Reactors”.

No âmbito do doutoramento, teve a oportunidade de trabalhar quatro meses na Universidade de Manchester, continuando posteriormente os estudos de pós-doutoramento no Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) sobre os mecanismos de mistura em reatores de fluxo oscilatório.

Passou ainda cinco meses no Laboratoire Génie Chimique (LGC-INP) em Toulouse a estudar os mecanismos que controlam a suspensão de partículas sólidas em reatores de fluxo oscilatório.

Margarida Brito possui atualmente um contrato de investigadora júnior no LSRE-LCM, no âmbito do projeto BioShoes4All.