Depois do sucesso do projeto original NetTag, um consórcio internacional liderado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) impulsiona mais um projeto focado na prevenção e redução do lixo marinho produzido pelo sector das pescas: o NETTAG+.

Tendo como principal objetivo fornecer uma carteira de soluções inovadoras, inteligentes e sustentáveis para fazer frente aos impactos negativos das artes de pesca nos habitats e biodiversidade marinha, o novo NETTAG+ une investigação e indústria para prevenir, evitar e mitigar o lixo marinho produzido pelo sector das pescas.

A ambição do NETTAG+ é mudar o paradigma da indústria das pescas nas questões do lixo marinho e modificar a perspetiva da sociedade sobre o papel do sector das pescas, apresentando-os como Guardiões e Limpadores do Oceano.

Na sua versão atualizada, o NETTAG+ visa modernizar e melhorar a abordagem preventiva integrada que foi iniciada no projeto anterior NetTag, bem como amplificar o seu raio de ação para as regiões do mar Mediterrâneo, atualmente fustigado com os mais variados problemas ambientais, entre eles a poluição associada às artes de pesca.

Um esforço internacional

Liderado pela investigadora do CIIMAR Sandra Ramos, o consórcio NETTAG+ é constituído por uma equipa multidisciplinar de 15 parceiros oriundos de 7 países diferentes, representando uma variedade de entidades que vão desde instituições de investigação, indústrias, associações de pescadores e organizações não governamentais, entre elas a WWF.

Segundo Sandra Ramos “a grande mais valia deste consórcio é providenciar um espaço de trabalho equilibrado entre investigadores e representantes do sector das pescas, através de um conjunto de entidades que facultam conhecimento de ponta em áreas como a socio-economia das pescas, ecologia dos ecossistemas marinhos, a deteção acústica, tecnologia de localização marítima, perceção e navegação subaquática, fabrico de artes de pesca, exploração do conhecimento, conservação e até a literacia dos oceanos”.

Tal como no caso do seu precedente NetTag, o sucedâneo NETTAG+ vai “envolver ativamente todas as partes interessadas incluindo os representantes dos pescadores e as autoridades governamentais associadas ao sector das pescas”, acrescenta Marisa Almeida, investigadora do CIIMAR e co-coordenadora do projeto.

O mote NETTAG+

Tendo como mote “prevenir, evitar e mitigar”, o projeto NETTAG+ pretende desenvolver soluções nestas três grandes áreas. “Todas as três soluções contribuirão conjuntamente para reduzir as artes de pesca abandonadas, perdidas ou eventualmente descartadas ao mar e, assim, minimizar a poluição marinha, nomeadamente: reduzindo a introdução de produtos químicos perigosos e microplásticos que podem ser originados destas artes de pesca, reduzindo a pesca fantasma, o “bycatch” e o emaranhamento de espécies sensíveis ou ameaçadas nas redes de pesca”, explica Sandra Ramos, investigadora do CIIMAR e líder do consórcio.

Na área da prevenção, e colocando nos pescadores o papel de Guardiões do Oceano, o projeto pretende capacitar o sector com métodos de pesca mais respeitadores do ambiente através de ações de sensibilização que promovam melhores práticas de prevenção do lixo marinho, da gestão de resíduos a bordo e nos portos de pesca. Estas ações pretendem moldar comportamentos para opções mais responsáveis na gestão do lixo produzido e do lixo recuperado pelas artes de pesca, assim como criar uma nova imagem do setor da pesca como um grande aliado no combate ao lixo marinho.

Na continuidade do trabalho previamente realizado no desenvolvimento de tags de localização acústica de artes de pesca anteriormente desenvolvidas, o NETTAG+ pretende, acima de tudo, evitar a perda de artes de pesca. Neste sentido o projeto prevê melhorar e amadurecer o sistema de localização acústica de artes de pesca anteriormente desenvolvido, que inclui o um emissor acústico (tag) de baixo custo e de baixa potência, para ser colocado nas artes de pesca, que em caso de perda permita uma rápida localização e recuperação da arte de pesca perdida. A ideia é amadurecer este produto, para que no fim do projeto possa já ser comercializada.

Com o objetivo de mitigar o problema do lixo marinho associado às artes de pesca, o NETTAG+ pretende também desenvolver soluções de mitigação da perda das artes de pesca abandonadas, perdidas ou descartadas que passam pelo desenvolvimento de ferramentas robóticas com técnicas acústicas avançadas destinadas a melhorar a sua deteção numa plataforma robótica. Esta solução prevê o recurso a ferramentas de mapeamento e desenvolverá um novo algoritmo de processamento de imagens de sonar de alta resolução, assistido por um novo sistema robótico para mapeamento extensivo.

O papel do CIIMAR

Além da coordenação do projeto, o CIIMAR será responsável por todas as atividades transversais de gestão, exploração e disseminação do projeto. Será também responsável pela avaliação do impacto ambiental das artes perdidas nos ecossistemas marinhos, bem como da acústica e dos sistemas de tags e robótica.

O CIIMAR terá ainda um papel determinante nas ações de sensibilização e na mediação da comunicação entre investigadores e os vários representantes do setor das pescas.