Estão abertas as candidaturas para mais uma edição do Explorer, um programa gratuito financiado pela Santander Universidades, com o apoio da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. A iniciativa pretende incentivar jovens a apresentarem ideias de negócio que contribuam para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, criados pela ONU, até ao ano de 2030.

Para participar, os jovens devem apresentar uma ideia ou projeto com potencial em fase de pré-incubação, e não ter uma empresa legalmente constituída/incorporada associada ao projeto apresentado.

Neste programa, os participantes terão acesso a conteúdos digitais destinados a completar desafios e modelos de trabalho com os quais vão moldar os projetos, sessões de Q&A com especialistas, sessões online com líderes do mundo do empreendedorismo, e a um espaço de trabalho online onde a aprendizagem social, colaborativa e entre pares é a chave de tudo.

No final, os projetos que concluírem as atividades e que tenham tido um mínimo de 96 horas de formação recebem um certificado de participação no programa de pré-incubação Explorer.

Esta edição arranca em setembro de 2023 e tem a duração de 12 semanas, realizando-se 100% online em onze países – Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, Espanha, México, Peru, Portugal, Reino Unido e Uruguai. O Explorer aposta numa abordagem prática e baseada em dinâmicas de aprendizagem social, projetada para que os participantes se tornem parte ativa da mudança através da implementação de projetos economicamente sustentáveis em diferentes indústrias, setores e tipos de organizações.

Os interessados podem aceder a mais informação através da página da iniciativa, e inscrever-se até 1 de setembro de 2023.

Sobre o Explorer

O Explorer é uma iniciativa do Santander X e financiada pela Santander Universidades, contando com o apoio da UPTEC. É a maior comunidade global de empreendedorismo universitário, e oferece aos jovens de todo o mundo acesso a diferentes iniciativas promovidas pelas universidades num ambiente digital, aberto e colaborativo.

O programa já apoiou mais de 10 mil jovens ao longo dos dez anos de existência.