Beatriz Moreira, estudante do Mestrado de Oncologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) a desenvolver investigação no Instituto de investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), recebeu recentemente uma bolsa de verão da Federação das Sociedades Europeias de Bioquímica (FEBS Summer Fellowship) que lhe permitirá realizar um estágio de dois meses no laboratório do investigador Colin Goding, no Ludwig Cancer Research, da Universidade de Oxford.

O projeto de mestrado de Beatriz Moreira está a ser desenvolvido no grupo do i3S «Immune Sensing and Signaling Dynamics», sob orientação do investigador Pedro Moura-Alves, detentor da ERA Chair ImmunoHUB, e tem como objetivo “estudar um recetor existente no interior das células, o recetor de aril hidrocarboneto (AHR), no contexto do melanoma e o seu papel na resposta imunológica e na terapia anti-tumoral”.

No laboratório de Colin Goding no Ludwig Institute for Cancer Research em Oxford, Beatriz Moreira terá a oportunidade de “avaliar o papel do recetor AHR em diferentes células da pele e do sistema imunitário. O objetivo é perceber de que forma o recetor AHR pode afetar a comunicação entre as várias células envolvidas neste tipo de cancro, abrindo portas a potenciais novas formas terapêuticas”, explica a jovem investigadora.

Esta bolsa da FEBS, adianta Beatriz Moteira, “vai permitir-me aprender novas técnicas e gerar dados importantes que irão expandir os resultados atuais do grupo de investigação onde estou a trabalhar”.

Sobre a bolsa

As Bolsas de verão FEBS são atribuídas a estudantes de doutoramento e de mestrado na área da FEBS para uma estadia de investigação de seis a doze semanas no laboratório da sua escolha num país FEBS diferente. Idealmente, a estadia deve ter lugar no verão e o tema de investigação deve apoiar a obtenção do seu diploma.

Os candidatos selecionados recebem 3500 euros para despesas de viagem e de estadia. Adicionalmente, será atribuído também um prémio de 500 euros ao autor do melhor relatório sobre o trabalho realizado durante a bolsa.