A Universidade do Porto é uma das cinco finalistas à edição europeia dos «Triple E Awards« 2023, na categoria de “Entrepreneurial University of the Year”. Trata-se de um galardão promovido pelo Accreditation Council for Entrepreneurial and Engaged Universities (ACEEU) que visa reconhecer instituições do ensino superior de todo o mundo que se destaquem pelos seus esforços para promover a participação e o empreendedorismo nas respetivas comunidades.

A nomeação da U.Porto resulta de uma candidatura que envolveu vários serviços e organismos da instituição, e na qual são ressalvadas as diferentes estruturas e iniciativas de apoio ao empreendedorismo existentes na Universidade.

A candidatura foi realizada à luz da visão integradora do Plano Estratégico U.Porto 2030,  e contou com os contributos da UPTEC, da U.Porto Inovação e da e EUGLOH.

Para além da U.Porto, estão na corrida a este galardão a University of Strathclyde (Reino Unido), a Universität des Saarlandes (Alemanha), a Trinity College Dublin (Irlanda) e a Aston University (Reino Unido).

A cerimónia de entrega dos «Triple E Awards» 2023 terá lugar no próximo dia 27 de junho, em Barcelona, Espanha. A U.Porto estará na representada nesta evento pela Vice-Reitora para as áreas do Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico, Joana Resende.

Vote na U.Porto

Para além dos prémios principais, cujos vencedores serão decididos por um painel de peritos internacionais, os «Triple E Awards» deste ano incluem também os «Community Voting/People’s Choice Awards’», destinados aos projetos preferidos da comunidade nas diferentes categorias.

Qualquer pessoa pode votar na sua candidatura favorita através do website do prémio (até 25 de junho), redes sociais ou, ao vivo, durante o evento/cerimónia de entrega dos prémios.

Para deixar um voto na U.Porto, basta aceder à página da candidatura da Universidade. Aí, é também possível  encontrar as hashtags a utilizar para votação nas redes sociais, bem como registar-se para assistir virtualmente à cerimónia de entrega dos prémios (votação em direto).

Sobre os Triple E Awards

Apresentados como “o primeiro prémio a centrar-se especificamente nas diferentes dimensões da terceira missão das universidades”, os «Triple E Awards” visam “promover a mudança nas universidades e realçar o seu papel nas suas comunidades e ecossistemas”.

Depois de uma primeira edição – em 2020 – limitada à região da Ásia e Pacífico, a iniciativa evoluiu depois para o continente europeu 2022. Este ano, os prémios serão entregues pela primeira vez à escala global.