18.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, dedicada ao tema “Jardins Saudáveis“, conta com um jardim desenhado por estudantes de arquitetura paisagista da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) e um outro desenvolvido pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), numa parceria entre Portugal e Macau.

Estes dois espaços verdes estão entre as 10 propostas selecionadas (de um total de 28) oriundas de 11 países: Portugal, Polónia, Áustria, Alemanha, Espanha, Brasil, Macau (China), Argentina, França, República Checa, Suécia.

A conceção técnica do “Jardim Sensorial” é da autoria dos estudantes do 3.º ano da licenciatura em Arquitetura Paisagista, Ana Rita DiasHugo Moreira e João Ferreirinha, que marcaram presença na inauguração do Festival, no passado dia 25 de maio.

“Num espaço onde é promovida a interação de todos os elementos, através da estimulação dos sentidos da visão, olfato, paladar, audição e o tato, que resultam numa experiência vantajosa para a saúde humana e do planeta. Oportunidades para tocar e até comer surgem neste jardim, devido as diferentes frutas e verduras vegetais que se encontram no recinto, podendo os visitantes levar para casa ou partilhar a experiência de consumo direto da natureza”, pode ler-se na descrição do Jardim Sensorial.

Já o jardim “Soluções-Baseadas na Natureza para uma Vida Saudável“, de Cristina Calheiros, investigadora do CIIMAR e da FCUP, apresenta-se como um espaço “que pretende contribuir para o bem-estar e saúde das pessoas, para além de proteger o ambiente, estando assente em ‘Soluções-Baseadas na Natureza’. Estas soluções são inspiradas e sustentadas pela natureza, trazendo benefícios ambientais, sociais e económicos, providenciando vários serviços ecossistémicos”.

Desenvolvido em parceria com o Instituto de Ciência e Ambiente da Universidade de São José (Macau), o jardim inclui uma sebe de bambu, um caminho de pedras para massagens de reflexologia, entre outros elementos pensados de forma a promover a saúde e bem-estar dos visitantes.

Cada elemento contemplado neste jardim representa uma Solução-Baseada na Natureza com vários benefícios. (Foto: DR)

A 18.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima decorre até 31 outubro deste ano. As visitas podem ser feitas de segunda-feira a domingo: às segundas entre as 13h00 e as 19h00, e nos restantes dias entre as 10h00 e as 19h00.

Mais informações na página do evento.