Como o próprio nome indica, é uma revista que pretende divulgar temas de Arquitetura, Arte e Imagem (AAI), intercetando-os. Ao integrar vários centros de investigação dá um cunho interdisciplinar e abrangente à revista que terá uma periodicidade anual. O volume zero da SCOPIO Magazine Architecture, Art and Image será lançado no dia 5 de junho, na Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto, a partir das 18h00.

Publicada pelo grupo de investigação Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (CEAU/FAUP), em colaboração com o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (i2ADS/FBAUP) e com o Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-Portugueses (CETAPS/FLUP/NOVAFCSH), a revista será editada pela U.Porto Press e pela scopio Editions.

O que vai poder encontrar?

Um texto crítico e informativo, dirigido a um público interdisciplinar, que pretende potenciar a discussão. Ser o motor de debates para (re)pensar a Arquitetura, a Arte e a Imagem na contemporaneidade. A publicação física e online garante a continuidade da identidade gráfica original e da marca do scopio e será de acesso aberto.

Constituída por uma equipa interdisciplinar  no Conselho Editorial e Científico, a, a revista terá uma periodicidade anual. Para além da seleção de tema principal, a SCOPIO Architecture, Art and Image terá diferentes secções, permitindo aos leitores viajar entre os mundos da Arquitetura, Arte e Imagem através de múltiplas perspetivas.

A escolha do nome scopio está relacionada com a etimologia da palavra – raiz grega que significa instrumento para olhar através de um órgão oco. Um título que nos remete, de imediato, para ação de observar, sendo que a captação da luz, para o fazer, acontece através de uma câmara.

A revista quer ser um instrumento para “olhar” no sentido que John Berger explicou: “um processo voluntário onde se escolhe o que ver”. Que amplie o questionamento sobre arquitetura na sua relação com a arte e a imagem, e sobre a imagem em sua relação com a arquitetura.

Apresentação na Casa Comum

O programa da sessão de apresentação do volume zero da SCOPIO Architecture, Art and Image integra uma mesa redonda cuja abertura estará a cargo de Fátima Vieira, Vice-Reitora da U.Porto responsável pelos pelouros da Cultura e Museus. Segue-se a apresentação da revista por parte de Pedro Leão Neto, diretor da publicação e docente da FAUP.

Presentes estarão também os editores deste n.º zero, nomeadamente David Viana (CEAU / FAUP – UPT), Isa Clara Neves (CES / CEAU / FAUP), José Carneiro (FBAUP / i2ADS), Maria Neto (CEAU / FAUP – UBI), Mário Mesquita (FAUP / FBAUP / i2ADS) e Miguel Leal (FBAUP / i2ADS).

Após a apresentação da revista será lançado um debate moderado por Fátima Vieira. Presentes vão estar também os autores já convidados para este volume, nomeadamente Gabriela Vaz-Pinheiro (FBAUP), José Carlos Mota (DCSPT) e Sofia Marques da Silva (CIIE / FPCEUP).

Chamada aberta para o n.º 1 dedicado à Utopia

A sessão de 5 de junho irá também coincidir com a abertura oficial da Chamada Aberta para o Volume 1 da SCOPIO Architecture, Art and Image, dedicado ao tema da “Utopia”.

Os/As autores/as interessados/as podem submeter as respetivas propostas – artigo teórico (entre 3000 a 6000 palavras) ou ensaio visual (entre 6 a 8 páginas, mais texto entre 500 a 1000 palavras) – até 1 de setembro 2023. Para fazê-lo, os autores têm de registar-se previamente na plataforma Scopio Magazine AAI OJS.

A Equipa Editorial submeterá posteriormente os artigos teóricos a um processo cego de revisão por pares e os ensaios visuais a uma revisão pelos Editores e / ou um revisor. Os/As autores/as serão informados dos resultados da revisão em outubro de 2023.

Artigos teóricos e ensaios visuais terão que ser editados seguindo comentários dos revisores até ao dia 1 de dezembro de 2023 de forma a poderem ser publicados na revista Scopio Magazine Arquitetura, Arte e Imagem Vol. 1 | Utopia, o primeiro número deste ciclo.

Mais informações através do e-mail [email protected].