Sendo natural do Porto, não houve muito em que pensar quando chegou a hora de escolher o curso que queria seguir. Na verdade, a proximidade e o facto de ser “uma universidade muito respeitada até fora do país”, foram os fatores que levaram Lucas Costa a optar pela licenciatura em Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) para dar os primeiros passos no ensino superior.

“A interajuda entre alunos” é um dos pontos que destaca do seu ano de estreia. Numa experiência que caracteriza como “desafiante”, o jovem de 19 anos não deixa de salientar a importância de ter “sempre alguém disposto a ajudar”, mas acima de tudo de saber “relaxar”. “Relaxar é tão importante como estudar para se ter boas notas”, remata o estudante de Biologia.

Com uma média de 19,3 valores, Lucas Costa foi um dos melhores estudantes da U.Porto no ano letivo 2021/2022, motivo pelo qual integra o grupo dos vencedores do Prémio Incentivo 2023. Um galardão que, para o estudante, constitui uma “excelente iniciativa para motivar os estudantes a levarem os seus estudos o mais seriamente possível”.

-O que te motivou a escolher a Universidade do Porto?

É uma Universidade muito respeitada até fora do país da qual sempre ouvi boas coisas e, como é a Universidade mais próxima do local onde resido (Porto), não foi uma escolha muito difícil.

– De que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

A interajuda entre os estudantes. Quando alguém tem alguma dúvida quer em termos de matéria quer sobre outros aspetos (como por exemplo sobre uma atividade que se vai realizar), há sempre alguém disposto a ajudar.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

O funcionamento de serviços como a secretaria. Às vezes, os estudantes ficam meses à espera de resposta a um email e eu acho que situações como esta não deveriam acontecer.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Sendo honesto, eu nem sabia que este prémio existia até me terem contactado e dito que o tinha ganho, por isso, nunca estive à espera de o receber. Mas acho que é uma excelente iniciativa para motivar os estudantes a levarem os seus estudos o mais seriamente possível.

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

Daqui a dez anos eu espero já estar a trabalhar numa área do meu interesse (tenho algumas, mas ainda não decidi exatamente qual é a que eu quero), mas independentemente do que eu escolha, vou continuar a trabalhar e fazer o meu melhor.

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Desafiante.

Ter notas altas no ensino superior pode ser muito difícil por várias razões. Mas para mim, o mais difícil foi evitar que stress me impedisse de aproveitar o dia ou os meus momentos para relaxar. Quando se quer ter notas boas, pensa-se muitas vezes que relaxar é perder tempo ou que não se estudou o suficiente, mas é muito importante não deixar que esses pensamentos atrapalhem o dia. Relaxar é tão importante como estudar para se ter boas nota.