O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) vai celebrar o Dia Mundial da Poesia (21 de março), pelo segundo ano consecutivo. Aberto a toda a comunidade, o programa deste ano contará com a participação especial do vencedor do Prémio Pessoa 2022 e uma performance literária com assinatura do Bairro dos Livros.

A decorrer a partir das 18h00, no Salão Nobre do ICBAS/FFUP, o evento vai abrir com uma conversa com o médico e poeta João Luís Barreto Guimarães, professor do ICBAS e vencedor do Prémio Pessoa 2022.

A poesia, a medicina, a inspiração do quotidiano e o mais recente livro do autor, Aberto Todos os Dias, serão alguns dos temas a abordar numa “viagem” conduzida por Minês Castanheira, poeta e promotora cultural do Bairro dos Livros.

A celebração do Dia Mundial da Poesia continua depois com a performance literária “Árvores e outras espécies de verso”, um projeto artístico desenvolvido a partir das obras de poesia “Cada gesto essencial”, de Raquel Patriarca e, “No princípio era a dança”, de Minês Castanheira.

Este é um “espetáculo pluridisciplinar, com ambiente sonoro criado por Sofia Pinto, ilustrado em palco pela artista plástica Catarina Rocha e que conta com a participação da bailarina Emilene Lima. Numa performance que coloca em diálogo textos das duas obras de poesia”, apresenta o Bairro dos Livros.

A performance “Árvores e outras espécies de verso” coloca em diálogo as obras poéticas de Raquel Patriarca e Minês Castanheira. (Foto: DR)

O médico que só sabe de medicina…

Através desta iniciativa, o ICBAS reforça assim o compromisso de aproximar a comunidade académica de outras formas de expressão artística, tantas vezes veículo de promoção de ciência e de humanidade, mas também abrir as portas da instituição à sociedade civil.

Para o diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, “esta é mais uma oportunidade para difundir o papel do ICBAS, também, enquanto promotor cultural. Somos uma escola das ciências da vida, comprometida com todas as áreas da vida e por isso, queremos através de ações como esta promover o bem-estar da nossa comunidade e abrir horizontes aos nossos estudantes, pois acreditamos que assim serão melhores profissionais e pessoas mais comprometidas com o que os rodeia.”

Voltar a abrir as portas ao Bairro dos Livros para receber a performance literária “Árvores e outras espécies de verso” é também um privilégio “e o reforçar de uma ligação institucional, com pessoas de muito talento, que começou com a homenagem ao Professor Nuno Grande, figura Eminente da U. Porto 2022.”, conclui o diretor da instituição.