A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) assinaram, no passado dia 27 fevereiro, na Reitoria da Universidade do Porto, o protocolo que estabelece a criação da Bolsa Universitária de Mérito APIFARMA, destinada a apoiar a frequência no ensino superior de alunos que se destaquem pelos seus resultados académicos, mas que vivam em situação de carência económica
Esta medida prevê a atribuição, por ano, de dez bolsas individuais de 6 mil euros, a “estudantes com reconhecido mérito académico [com nota de candidatura superior a 17 valores] e com carência económica que se inscrevem no ensino superior e que nele permaneçam durante todo o ciclo de estudos de formação inicial (1º ciclo e mestrado integrado) em condições favoráveis à sua integração, adaptação e sucesso académico”.
“Do ponto de vista do CRUP, louvamos muito esta iniciativa da APIFARMA e esperamos que ela seja reproduzida noutras empresas de maneira a que este volume se vá acumulando”, destacou António de Sousa Pereira, presidente do CRUP e Reitor da U.Porto.
João Almeida Lopes, presidente da APIFARMA, referiu por sua vez que a Bolsa agora criada cumpre o “sonho” antigo da associação “de ter uma ação de responsabilidade social, transversal ao país. Chegou o momento de sermos capazes de concretizar este conjunto de bolsas, em todas as áreas do saber, no sentido de proporcionar aos jovens talentosos a possibilidade de continuar a sua formação de excelência”.
A sessão contou ainda com a presença do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, que enalteceu o “duplo efeito” da Bolsa agora criada. “Por um lado, vem reforçar que o Estado já faz através da ação social (…), mas também tem um efeito de estimulo. O que estamos a dizer aos jovens é que, através do seu mérito, do seu trabalho e do seu esforço, podem ter acesso a este apoio”, vincou o governante.
Para mais informações, consultar a página da Bolsa Universitária de Mérito APIFARMA e o respetivo regulamento.