O Banco Santander acaba de lançar, em conjunto com o Centro Internacional Santander Emprendimiento (CISE) e a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a XVI edição do programa Explorer, um programa de empreendedorismo jovem para projetos em fase de pré-incubação de 10 países, agregando nesta nova convocatória os EUA e Alemanha.
Com a duração de 12 semanas, o Explorer permite aos participantes interagirem com uma comunidade internacional, receber formação online e presencial com uma metodologia “learning by doing“, receber mentoria por parte de especialistas, validar a ideia de negócio e desenvolver as habilidades necessárias para a transformar numa solução viável e sustentável.
O Explorer é também uma comunidade internacional de networking baseada em sessões de resolução de dúvidas com especialistas, alumni Explorer e interação em plataformas sociais. Nesses fóruns são consolidados conceitos como validação de modelos de negócios, projeções financeiras, criação de landing page ou pitch comercial. Além disso, os participantes falam sobre empreendedorismo e mostram as suas ideias perante fundadores de startups e experts de relevância internacional.
O momento culminante acontece com a Explorer Trip, que, este ano, será organizada em Valência, Espanha, e na qual, durante uma semana, os empreendedores trocarão experiências em um renomado hub europeu de inovação e poderão interagir uns com os outros “in situ”.
“A trajetória ideal para um empreendedor dentro do Santander Universidades e do Santander X em particular começa com o Santander Explorer, que oferece não apenas as ferramentas e o networking necessários para construir o seu projeto com solidez, mas também a certeza de que o empreendedorismo não é apenas possível, como mais viável do que imaginam”, assegura Diego Calascibetta, diretor global de Empreendedorismo do Santander Universidades.
Mais de uma década a apoiar o empreendedorismo jovem
Desde o lançamento do Explorer, em 2009, o Banco Santander apoiou quase 10.000 projetos empreendedores da Argentina, Brasil, Chile, México, Espanha, Portugal, Reino Unido e Uruguai. Entre eles destacam-se o Ubra (Universitat Pompeu Fabra), um sutiã inteligente conectado a um aplicação que usa sensores para detectar mudanças morfológicas e fisiológicas, além de lesões pré-malignas (cancro) na mama, ou o Borboleta (Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey), o primeiro espaço para jovens empreendedores que tem como base a saúde emocional.
Na última edição, um total de 1.045 ideias empreendedoras de 75 universidades foram beneficiadas pelas ferramentas, oportunidades de networking e a possibilidade de experimentar com o empreendedorismo. A participação feminina atingiu 42,6%, superando a média das convocatórias anteriores, que rondava os 30%.
As candidaturas à XVI edição do programa Explorer devem ser feitas até 22 de dezembro, na plataformaSantanderX.