O capítulo português do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), a maior associação de profissionais da área da tecnologia a nível mundial, distinguiu recentemente Vasco Cruz, mestre em Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências (FCUP), e João Fonseca, mestre em Bioengenharia pela Faculdade de Engenharia (FEUP) e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, com o IEEE Portugal Outstanding MSc Thesis Award 2022, destinado às melhores dissertações de mestrado em Portugal nas áreas técnicas cobertas pelo IEEE.

A dissertação de Vasco Cruz, intitulada Algorithms for Art Gallery Problems, centrou-se no Problema de Galeria de Arte (AGP), originado pelo facto de, hoje em dia, as salas dos novos museus não terem formas regulares, o que resulta em problemas de iluminação e de vigilância. A partir daí, o agora mestre da FCUP procurou, sob orientação da docente Ana Paula Tomás, desenvolver investigação sobre potenciais aplicações dessas abordagens para a conceção de algoritmos para variantes de AGP ou caracterização da sua complexidade computacional e combinatória

Atualmente a trabalhar na empresa Critical Manufacturing, Vasco Cruz apresentou também, este mês, um artigo sobre o seu trabalho na conferência LATIN, no âmbito de uma bolsa de investigação do Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP) e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Antes, no início de novembro, já tinha sido distinguido como estudante do Mestrado em Ciência de Computadores da FCUP com média mais elevada (20 valores).

Nota máxima mereceu também a investigação desenvolvida por João Fonseca no âmbito do Mestrado em Bioengenharia da FEUP e ICBAS, intitulada AI-Based Models to Predict The Traumatic Brain Injury Outcome. O trabalho agora premiado pelo IEEE, com orientação dos professores da FEUP Tânia Lopes e Hélder Oliveira, debruçou-se na aplicação de algoritmos de Inteligência Artificial para a previsão da mortalidade de um paciente com lesão traumática cerebral, utilizando dados clínicos estruturados de pacientes pediátricos.

A atribuição do IEEE Portugal Outstanding MSc Thesis Award 2022 decorreu no passado dia 25 de novembro, na Universidade Nova de Lisboa, no âmbito do “IEEE Portugal Engineering Day”.

Nesta edição, foram ainda premiadas as teses de mestrado de Tiago Oliveira, do Instituto Politécnico de Leiria, e de Carolina Pignatelli , do Instituto Superior Técnico.

O melhor Student Branch do IEEE mora na U.Porto

No mesmo evento, o Student Branch do IEEE na Universidade do Porto (IEEE UP SB), recebeu o prémio de Outstanding Student Branch 2022, destinado ao melhor Student Branch nacional.

O galardão premiou o trabalho desenvolvido pelo organismo sediado na FEUP em 2021, do qual se destaca a realização de 104 atividades técnicas, o maior número de sempre realizado por um SB português em toda a história do IEEE.

Também José Miguel Simões, mestre em Engenharia Informática e Computação pela FEUP, viu premiado, com o prémio IEEE Outstanding Student Member 2022, o trabalho realizado no ano de 2021, como Chair do IEEE UP SB e Section Student Representative da Secção Portuguesa do IEEE.