José da Silva Costa, Professor Emérito da Universidade do Porto, Professor Catedrático Jubilado e antigo diretor da Faculdade de Economia (FEP), faleceu esta sexta-feira, dia 28 de  outubro, aos 71 anos de idade.

Licenciado em Economia pela FEP, José da Silva Costa (Cesar, 14 de março de 1951) iniciou a carreira docente na faculdade em 1974. Professor catedrático desde 1997, desempenhou inúmeros cargos na FEP, incluindo os de diretor (entre 1998 e 2010), presidente do Conselho Científico e presidente do Conselho de Agrupamento de Economia (designação atual).

Doutorado pela Universidade de Carolina do Sul, Estados Unidos da América, representou a FEP nas mais altas instâncias nacionais e internacionais, nas associações profissionais e académicas e nas áreas da sua especialidade, nomeadamente Economia de Desenvolvimento Regional e Urbano e Finanças Públicas e Autárquicas.

José da Silva Costa  era um reconhecido especialista em Economia Regional, tendo sido responsável por introduzir os temas do desenvolvimento regional, da economia das cidades e das finanças públicas locais nos curricula dos ciclos de estudo da FEP. O contributo para estas áreas foi reconhecido em diversas ocasiões, tendo-lhe valido a atribuição, pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, em 2012, do Prémio Carreira Bartolomeu Perestrelo.

Foi ainda, por diversas vezes, convidado a participar em comissões técnicas nomeadas pelo Governo da República Portuguesa, destacando-se a Presidência da Comissão de Revisão da Lei das Finanças Regionais (2007), participação na Comissão do Livro Branco do Setor Empresarial Local (2011), participação no Grupo de Trabalho para a Competitividade Local (2013-2014).

Autor ou coordenador de vários trabalhos de avaliação do impacto económico de diversas entidades e projetos, foi ainda perito para as finanças regionais na Comissão Independente para a Descentralização (Parlamento Português) (2018-2019).

Em 2021, foi distinguido com o título de Professor Emérito da U.Porto, pelos altos serviços prestados à instituição. O Reitor que lhe conferiu esse mesmo título, António de Sousa Pereira, lamentou o desaparecimento de José da Silva Costa, enaltecendo o “legado de uma vida dedicada por completo à FEP, a sua alma mater, que culminou nos 12 anos em que dirigiu de forma superior os destinos da faculdade”.

“Para lá de um docente e gestor académico excecional, o Professor José da Silva Costa foi um investigador reconhecido internacionalmente, em particular nas áreas do desenvolvimento regional, da economia das cidades e das ­finanças locais, cujo conhecimento e experiência nunca se coibiu de emprestar à causa pública, em prol do desenvolvimento do nosso país”, notou o Reitor da Universidade do Porto.

O velório de José da Silva Costa realiza-se no dia 30 de outubro, domingo, das 11h00 às 21h00, na Capela Mortuária da Antas. O funeral será na segunda-feira, dia 31 de outubro às 10h00, na Igreja da Antas, seguindo posteriormente para o Cemitério de Paranhos.