A Universidade do Porto surge em grande destaque na primeira edição do QS World University Rankings: Sustainability 2023, um novo ranking elaborado pela Quacquarelli Symonds (QS) e que engloba as universidades que melhor estão a responder aos maiores desafios ambientais, sociais e de governação do mundo.

Posicionando-se no 132.º lugar mundial e 54.º da Europa, a U.Porto destaca-se entre as 700 universidades – de 71 países – classificadas de acordo com o seu desempenho em duas grandes áreas: Impacto Ambiental e Impacto Social.

É, de resto, no ranking que mede o Impacto Social das instituições que a U.Porto revista a sua  melhor classificação (118.ª). Neste caso, foram valorizadas as medidas implementadas em domínios como a Igualdade (incluindo o rácio de estudantes e trabalhadores por género), Transferência de Conhecimento, Impacto da Educação (incluindo a oferta formativa em áreas como a Educação, Política, Política Social, Direito, Arte e Design) Emprego e Oportunidades (que valoriza, por exemplo, a capacidade da instituição de impulsionar os diplomados para carreiras consistentes) e Qualidade de vida.

Os indicadores em que a U.Porto mais se destaca são o Impacto da Educação e a Transferência de Conhecimento, surgindo em ambos no “top 100 mundial” – 80.ª e 90.ª posições, respetivamente. A Universidade distingue-se igualmente nos critérios relacionados com a Qualidade de Vida (128.ª), Emprego e Oportunidades (219.ª) e Igualdade (224.ª).

Já no ranking relacionado com o Impacto Ambiental, a U.Porto posiciona-se em 143.º lugar mundial numa lista em que é valorizada a adoção, pelas instituições, de medidas de sustentabilidade ambiental divididas de acordo com três indicadores: Instituições Sustentáveis, Educação Sustentável e Investigação Sustentável.

O destaque maior vai para a 39.ª posição da U.Porto no indicador relacionado com a Investigação Sustentável, que avalia o impacto da investigação produzida pela instituição em áreas relacionadas com as alterações climáticas, cidades sustentáveis, saúde e bem-estar, indústria e inovação, vida na terra e marina, energias limpas, entre outros domínios enquadrados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)definidos pelas Nações Unidas, no âmbito da Agenda 2030.

A U.Porto é ainda a 211.ª melhor entre as Instituições Sustentáveis (indicador que avalia a “estratégia e as operações da instituição rumo a um futuro ambientalmente sustentável”) e a 394.ª no indicador relativo à Educação Sustentável (que valoriza, entre outros critérios, a reputação académica nas áreas das Ciências da Terra e do Mar e Ciências do Ambiente).

Líder em Portugal

Na comparação com as restantes cinco universidades portuguesas presentes no ranking, a U.Porto é aquela que obtém uma melhor avaliação global (132.º lugar), seguida da Universidade de Coimbra (151-160), Universidade de Lisboa (161-170), Universidade de Aveiro (201-220), Universidade Nova de Lisboa (301-320) e Universidade do Minho (451-500).

A U.Porto é também a melhor portuguesa nos indicadores relacionados com o Impacto Social. A Universidade lidera, de resto, em todos os critérios de avaliação desde ranking, com exceção da Qualidade de Vida e Transferência de Conhecimento, nos quais aparece em 2.º lugar.

Já nos indicadores relativos ao Impacto Ambiental, a U.Porto aparece como a segunda melhor portuguesa, no 143.º lugar, sendo apenas superada pela Universidade de Aveiro (132.ª). Além de liderar o indicador relativo às Instituições Sustentáveis, a U.Porto é a segunda melhor no domínio da Investigação Sustentável.

A nível global, o QS World University Rankings: Sustainability 2023 é liderado pela Universidade de Califórnia, Berkeley (EUA). Seguem-se a Universidade de Toronto (Canadá), a Universidade de British Columbia (Canadá), a Universidade de Edimburgo (Escócia), a Universidade de New South Wales (Austrália) e a Universidade de Sidney (Austrália).

Registe-se ainda o 11.º lugar alcançado pela Universidade de Lund (Suécia), parceira da U.Porto na European University Alliance for Global Health (EUGLOH).

O ranking completo e respetiva metodologia podem ser consultados aqui.

Na linha da frente por um mundo mais sustentável

A Universidade do Porto posiciona-se atualmente como um leading player no domínio da sustentabilidade, seja através da oferta de cursos e unidades curriculares onde aquela é abordada nas suas diversas dimensões (ambiental, social e económica); ou da dinamização de projetos de investigação direcionados para a resposta aos grandes desafios globais que a sociedade enfrenta em áreas como o saúde, o clima, biodiversidade ou as energias renováveis.

Enraizada em toda a comunidade académica, esta “cultura de sustentabilidade” está impressa no próprio campus, por via da implementação de medidas que visam a eficiência energética nos edifícios, da valorização dos resíduos produzidos, da promoção da mobilidade sustentável (ex: projeto U-Bike), ou dos cada vez mais espaços verdes ao dispor da comunidade.

A U.Porto tem também procurado “contagiar” as outras universidades portuguesas através de iniciativas como a Rede Campus Sustentável, cuja conferência inaugural – realizada na FEUP, em 2019 – resultou na assinatura da primeira carta de compromisso para o desenvolvimento sustentável, no quadro do ensino superior português.

A nível local, a U.Porto é também uma das instituições subscritoras do Pacto do Porto para o Clima. Através desta iniciativa, a Universidade coloca a sua massa crítica, recursos científicos e inovações tecnológicas na área do ambiente ao serviço do desenvolvimento sustentável da cidade e, em particular, dos seus objetivos de neutralidade carbónica.