Os estudantes do Departamento de Ciência de Computadores (DCC) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) estiveram em plano de destaque no Hackacity 2022, um hackathon direcionado a todos os entusiastas da ciência de dados, que decorreu no Estádio do Dragão,  no passado dia 9 de setembro,

Depois de duas edições suspensas devido à pandemia da COVID-19, o Hackacity 2022 marcou o regresso do evento ao Porto, onde contou, uma vez mais, com a Câmara Municipal do Porto e a Porto Digital como promotores da iniciativa.

A edição deste ano do evento contou com a participação de 30 equipas, num total de mais de 120 participantes e 70 cientistas de dados de diversas empresas e universidades. O desafio proposto focou-se no desenvolvimento de soluções com impacto na comunidade, utilizando para o efeito a ciência de dados.

Vítor Bernardes, mestre em Ciência de Dados pela FCUP, integrou a equipa vencedora do 1.º prémio do Hackacity 2002. Já a estudante Sofia Malpique, do Mestrado em Ciência de Computadores da FCUP, fez parte da equipa que levou para casa o Data Quality Award.

O evento contou também com a participação ativa de docentes da FCUP, nomeadamente Rita P. Ribeiro, membro da equipa de mentores, e Inês Dutra, que integrou o júri.

De recordar que, já em 2019, o Hackacity contou com a participação e apoio da FCUP. Na altura, o Hackacity registou um total de 143 participantes, divididos por 30 equipas. Os participantes vieram de 24 empresas, quatro centros de investigação e sete instituições de ensino superior, sendo maioritariamente cientistas de dados e engenheiros de software, mas também estudantes de outras áreas científicas, numa interessante combinação de experiência empresarial e académica.