Com o ano letivo à porta, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) lança o seu novo Programa Educativo para 2022/2023. A iniciativa faz parte do extenso e estimulante Programa de Divulgação e Comunicação do CIIMAR dirigido a todos os setores da sociedade e, em particular, aos grupos escolares.

Em plena Década do Oceanos, este programa educativo sai de dois anos de pandemia reforçado, reunindo um conjunto alargado de atividades focados no domínio da literacia dos Oceanos. Entre elas incluem-se visitas guiadas ao CIIMAR, atividades práticas, palestras (presenciais ou online), atividades de campo (ex .: limpeza de praias, observação da biodiversidade entre marés, contrução de charcos) assim como Ações de Formação de Professores.

Todas as atividades encontram-se enquadradas nos currículos escolares dos diversos ciclos letivos, ligando-os às áreas de trabalho e investigação do CIIMAR. Pretende-se, desta forma, contribuir para um aumento do conhecimento científico, bem como da Literacia do Oceano dos participantes.

Investigadores em primeira mão

O programa educativo é inclusivo e, para além da equipa do Gabinete de Comunicação, abrange a participação – voluntária e autónoma – de vários  investigadores do CIIMAR nas atividades propostas.

A participação dos investigadores será principalmente evidente nas sessões de “Conversas com um Cientista“, nas quais se estabelece a ligação direta entre escolas e alunos e os cientistas do CIIMAR, sobre temas atuais das investigações realizadas nas áreas das Ciências Marinhas e Ambientais.

Como participar?

O Programa Educativo completo pode ser consultado no portal do CIIMAR.

Todas as atividades estão disponíveis para grupos escolares ou semelhantes, mediante agendamento prévio através de um formulário online ou por e-mail para [email protected]