No âmbito do projeto GeoPlanet Strategic Partnership, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) integra a organização do curso “School on Planetary Geological Mapping and Planetary Analogues”,  que terá lugar entre os dias 26 de setembro e 8 de outubro, nas cidades italianas de Pescara e Pádua.

O projeto GeoPlaNet Strategic Partnership foi criado, em 2016, pelo Laboratoire de Planétologie et Géosciences da Universidade de Nantes, visando dar resposta à inexistência de formação na área de Geociências Planetárias, a nível europeu. Este projeto, que decorrerá até 2023, ganhou recentemente uma parceria estratégica do projeto Erasmus+ e conta, atualmente, com um consórcio de cinco Universidades Europeias, onde se inclui a Universidade do Porto, com competências complementares em Astrofísica e Astronomia, em Geologia Planetária e em Ciências Planetárias e da Terra, e, ainda, uma startup especializada em Realidade Virtual (VR).

Na sequência desta parceria estratégica Erasmus+, o Projeto GeoPlaNet promove o curso “School on Planetary Geological Mapping and Planetary Analogues”, que se  propõe usar técnicas de treino inovadoras e conceitos geológicos para preencher a lacuna existente entre planetas e ambientes.

Vagas para estudantes de mestrado da U.Porto

De acordo com Teresa Seixas, docente da FCUP e co-coordenadora do Projeto Erasmus+ GeoPlaNet SP, poderão participar neste curso estudantes de mestrado da Universidade do Porto, sendo as despesas de viagem, alojamento e alimentação asseguradas por verbas do projeto GeoPlaNet Strategic Partnership. São três as vagas especialmente destinadas a participantes da U.Porto, sendo a seleção de candidatos feita com base na relevância do tema do curso para os seus interesses de investigação.

Os estudantes interessados em participar devem enviar carta de motivação, com uma síntese do seu percurso académico, justificando a relevância do curso para os seus interesses de investigação, para a docente da FCUP, Teresa Monteiro Seixas ([email protected]).

Mais informações sobre o curso disponíveis na página oficial do projeto.