Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) celebra esta quinta-feira ,dia 30 de junho, o seu quinto aniversário. E como forma de assinalar a data, o espaço vai estar de portas abertas à população das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com entrada gratuita.

Esta é, por isso mesmo, uma oportunidade única para (re)descobrir o primeiro Centro Ciência Viva de Portugal especificamente dedicado à biodiversidade, e aberto ao público desde 30 de junho de 2017, nos espaços da Casa Andresen, em pleno Jardim Botânico do Porto.

Reunindo cerca de meia centena de módulos expositivos e instalações inovadoras, que vão desde modelos mecânicos até às mais sofisticadas plataformas multimédia e audiovisuais, a Galeria da Biodiversidade convida a uma viagem sobre a evolução da vida e da arte, através do cruzamento entre a biologia e a história natural. A “guiar” os visitantes está o enorme e omnipresente esqueleto de baleia que ocupa o átrio central e que “serve também de base à narrativa museográfica segundo a qual se estrutura o discurso do MHNC-UP”.

Para além da exposição permanente, a Galeria tem também acolhido diversas exposições temporárias de renome internacional. Entre elas incluem-se as exposições Photo Ark e Sharks, promovidas em parceria com a National Geographic.

Em 2018, a Galeria da Biodiversidade foi um dos cinco museus finalistas da 23.ª edição do Prémio Luigi Micheletti, que distingue anualmente os projetos museológicos europeus mais inovadores nas áreas de ciência, tecnologia, trabalho e história do século XX.