Seis anos depois, o maior concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto está de regresso. Em jogo estão prémios no valor de 25.000 euros. Para se habilitar a ganhá-los, “basta” ter uma ligação à Universidade do Porto, juntar-lhe uma boa ideia de negócio, vontade de rentabilizá-la e de a fazer crescer no mercado. É tudo isso que se procura na 8.ª edição do iUP25k – Concurso de Ideias de Negócio da U.Porto, cujas candidaturas decorrem até ao próximo dia 25 de abril.

Organizado pela UPIN – Universidade do Porto Inovação, o iUP25k tem como grande objetivo o de promover o surgimento de novas iniciativas empreendedoras nU.Porto e assegurar vantagens àqueles que querem valorizar o conhecimento gerado na instituição.

A equipa vencedora receberá um prémio monetário no valor de 5.000 euros, financiado no âmbito do projeto UI-CAN.

As três equipas melhor classificadas vão também usufruir de um período de pré-incubação na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e consultadoria em propriedade intelectual, realizada pela Patentree.

As seis equipas melhor classificadas beneficiarão ainda de consultadoria para plano de negócios, no âmbito do projeto Spin Up.

O Audio GPS foi a ideia vencedora da última edição do iUP25k, realizada em 2016. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Como candidatar-se ao iUP25k?

As candidaturas à 8.ª edição do iUP25k podem ser submetidas até às 23h59 do dia 25 de abril de 2022, e são abertas a todos os investigadores, docentes, funcionários, atuais e antigos estudantes de qualquer ciclo de estudos da Universidade.

A candidatura implica três passos: a produção e submissão de um vídeo de até 3 minutos, com a apresentação da ideia; a assinatura de uma declaração de compromisso; e o preenchimento do formulário disponível na plataforma SantanderX. Para mais informações, deve ser consultado o edital do concurso.

De entre todas as candidaturas consideradas elegíveis, serão posteriormente selecionadas as dez candidaturas a avançar para a etapa final do concurso.

Antes disso, as dez equipas finalistas vão participar no BIP Ignition, um programa de capacitação para o empreendedorismo, com a duração de três dias.

Concluído o BIP Ignition, segue-se afinal do concurso. Neste evento, as dez ideias serão avaliadas após uma apresentação presencial em formato livre (elevator pitch), a que se seguirá o anúncio das equipas vencedoras do iUP25k.