O projeto SpecTOM, liderado por investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), conquistou a 8.ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação da Caixa Agrícola, na categoria de Agro-indústria 4.0, destinada a soluções tecnológicas digitais que promovam a optimização da produção e a gestão eficiente de recursos.

A equipa, constituída por docentes, investigadores e estudantes do doutoramento em Ciências Agrárias e do doutoramento em Química Sustentável, está a desenvolver uma plataforma tecnológica capaz de gerar imagens não invasivas e composicionais de tecidos vegetais e animais, com recurso a equipamento de espectroscopia inteligente. Trata-se de uma solução portátil e não invasiva, que permite um diagnóstico em tempo real sobre o estado e/ou evolução de doenças/lesões internas, bem como sobre a resposta aos tratamentos.

Como fatores inovadores, a plataforma apresenta a facilidade na visualização dos resultados com discriminação espacial e, para além de ser uma ferramenta importante para a agricultura de precisão, pode também ser aplicada nas áreas de medicina veterinária e humana.

O prémio, no valor de 5 mil euros, foi entregue à equipa da FCUP e do INESC TEC, numa cerimónia que decorreu no passado dia 23 de fevereiro.

A solução desenvolvida pelos investigadores da FCUP e do INESC TEC permite um diagnóstico em tempo real sobre o estado e/ou evolução de doenças/lesões internas. (Foto: DR/ Caixa Agrícola)

Recorde-se que, no ano passado, o projeto conquistou também um financiamento, no valor de 10 mil euros, no âmbito do BIP Proof, um programa de atribuição de apoios para prova de conceito promovido pela Universidade do Porto, em parceria com a Fundação Amadeu Dias e o Santander Universidades.

Este trabalho resulta de uma parceria entre o INESC TEC e a U.Porto, e conta ainda com a participação de Rui Martins, responsável pelo projeto e investigador do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, e com o apoio de Bruno Santos, do Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL) em questões de transferência e valorização de tecnologia.

O projeto integra ainda a participação do investigador do Laboratório de Robótica e IoT para Agricultura e Floresta de Precisão Inteligente do INESC TEC, Filipe Santos, dos docentes da FCUP, Mário Cunha e Pedro Jorge, e Fernando Tavares, investigador do CIBIO-InBIO e, ainda, dos estudantes de doutoramento Aníbal Silva, Renan Tosin e Mafalda Pereira.