A Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (U.Porto) vai acolher, no próximo dia 21 de fevereiro, pelas 18h00, a sessão de lançamento do livro From Wisdom to Data. Philosophical Atlas on Visual Representations of Knowledge.

Editado pela U.Porto Press, o livro surge no enquadramento do projeto de investigação e da exposição From Data to Wisdom, que está patente, até 31 de março, na Galeria da Biodiversidade. Nele, reúne-se, num único volume, a multiplicidade de abordagens, perspetivas e contextos em que o projeto de investigação foi desenvolvido no Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras U.Porto.

Um dos resultados teóricos alcançados é a ideia de que as visualizações contemporâneas abandonaram o desejo de uma representação absoluta, sintetizadora, em favor de uma representação que é imperfeita, ou seja, está sempre “em construção”. A própria ideia de que as visualizações de dados são representativas, isto é, que se referem à “realidade,” também tem sido amplamente discutida e criticada.

(Foto: DR)

A apresentação da obra ficará a cargo de José Meirinhos, Professor Catedrático e diretor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) e coinvestigador principal do projeto, e de Alberto Romele, um dos editores do livro e investigador pós-doutorado no Instituto de Filosofia da U.Porto.

Durante a sessão, Dario Rodighiero, também editor da obra, vai entrevistar Manuel Lima, membro da Royal Society of Arts, fundador de Visualcomplexity.com, User Experience Senior Manager na Google e professor de visualização de dados na Parsons School of Design. Segue-se uma conversa informal entre os editores do livro, os curadores da exposição e a assistência.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia para o endereço [email protected].

O acesso ao evento estará reservado a participantes inscritos, portadores de certificado de vacinação válido ou teste negativo realizado nas últimas 24 horas.

Os editores

José Higuera é investigador do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador principal do projeto From Data to Wisdom. Estuda as transformações concetuais na história da ciência e da filosofia a partir de uma perspetiva de longo prazo. Publicou obras nas quais trabalhou os fatores da “continuidade regressiva” – do moderno ao medieval – em temas como a matematização da natureza, a teoria do conhecimento, a representação das ciências e a divisão das disciplinas e a sua transformação performativa.

Alberto Romele é investigador associado do International Center for Ethics in the Sciences and Humanities, na Universidade de Tübingen, na Alemanhã, e investigador pós-doutorado no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. Foi professor associado de filosofia na Universidade Católica de Lille. A sua investigação centra-se em filosofia da tecnologia, hermenêutica digital e imaginários tecnológicos. É autor da monografia Digital Hermeneutics.

Dario Rodighiero é designer. Trabalha na interseção entre design de conhecimento, humanidades digitais e inteligência artificial. É afiliado sénior do MetaLab, um laboratório orientado para o design e para a experimentação em artes e humanidades, e afiliado do Berkman Klein Center for Internet & Society da Universidade de Harvard.

Celeste Pedro é designer de comunicação formada na Faculdade de Belas Artes da U.Porto, com um mestrado em Design e Intermédia pela Universidade de Barcelona. Atualmente é investigadora de pós-doutoramento no projeto From Data to Wisdom, no Instituto de Filosofia. Nos últimos anos especializou-se em livros impressos antigos e paleografia, no contexto da sua investigação de doutoramento.