Como se fazia a representação visual do conhecimento na Idade Média? Que formas assumia? Seria muito diferente do que fazemos hoje? E como é que poderíamos organizar visualmente todo este património, desde a Idade Média até ao período moderno, atribuindo-lhe um sentido? É de tudo isso que nos fala From Data to Wisdom (FDTW), título da exposição que vai estar patente de 25 de janeiro a 6 de março, na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).

A montante desta exposição, que conta com a colaboração do Instituto de Filosofia e da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) e da U.Porto Press, estão quatro anos de investigação sobre as ferramentas de tratamento e de visualização de dados, usadas na transmissão do conhecimento desde o período medieval e o início da modernidade.

Tudo começou com um catálogo de uma coleção de esquemas e diagramas medievais classificados em seis áreas: esquemas relacionais, simulações de experiência de conhecimento, armazenamento de dados (tabelas, gráficos, índice), diagramas de texto, esquemas medievais elementares e gráficos demonstrativos.

De uma forma geral, quis-se mostrar como a história do pensamento ocidental não se faz apenas de textos, como também, e cada vez mais, é uma história de imagens e representações visuais de conceitos e de conhecimento.

A exposição “From Data to Wisdom” está patente até 6 de março, na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva. (Foto: DR)

Inspirada no Atlas de Mnemosyne, uma obra de Aby Warburg iniciada na década de 1920, esta exposição quis espelhar os processos de criação, interpretação e manipulação de dados visuais, no contexto da investigação histórica. Através da arte, da ciência e da tecnologia, estabelece um diálogo entre a investigação (de imagens de diagramas), software de visualização de dados e a criação artística.

O livro

A exposição contará ainda com o lançamento, a 21 de fevereiro, do livro From Wisdom to Data — Philosophical Atlas on Visual Representations of Knowledge, uma publicação da U.Porto Press.

Este livro recolhe resultados do projeto de investigação From Data to Wisdom. Visualização filosófica de dados na Idade Média e Modernidade Precoce, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O projeto tinha um duplo propósito: criar um repositório de visualizações medievais de informação e conhecimento e fazer com que estas interagissem com visualizações modernas e contemporâneas, em particular visualizações de dados.

O objetivo destes textos é recolher num único volume a multiplicidade de abordagens, perspetivas e contextos em que o projeto de investigação foi desenvolvido. Um dos resultados teóricos alcançados é a ideia de que as visualizações contemporâneas têm abandonado o desejo de uma representação absoluta, sintetizadora, em favor de uma representação que é sempre imperfeita e, por assim dizer, “em construção”.

FDTW – Alguns dos painéis que vão estar em exposição.

A exposição tem por curadores Celeste Pedro e José Higuera Rubio, ambos da FLUP, e Sílvia Patrício, sendo esta última a artista convidada.

A inauguração de From Data to Wisdom (FDTW) acontece dia 25 de janeiro, pelas 18h00. A participação na sessão é gratuita, mediante inscrição prévia – através do email: [email protected] – e apresentação de certificado de vacinação COVID-19 válido ou teste negativo nas últimas 48 horas.

Após este momento inaugural, a exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com último acesso às 17h30.