A cidade do Porto foi oficialmente escolhida para acolher, já a partir deste ano, e até 2026, a European Innovation Academy (EIA). Reconhecida como o maior programa de empreendedorismo tecnológico e digital do mundo, a EIA junta, anualmente, centenas de estudantes universitários de todo o mundo, para um programa intensivo de três semanas, dedicado aos temas da inovação e tecnologia.

A European Innovation Academy instala-se, pela primeira vez, na Invicta, graças ao esforço conjunto das instituições organizadoras – Universidade do Porto, Câmara Municipal do Porto e ScaleUp Porto – e parceiras – Santander Universidades e Beta-i. A próxima edição realiza-se entre 17 de julho e 5 de agosto de 2022, nas Faculdades de Economia e de Engenharia da U.Porto, juntando mais de 500 estudantes, de mais de 120 universidades internacionais, acompanhados por 100 mentores e oradores de todo o mundo.

Este programa pioneiro conta com a Universidade do Porto como parceiro académico e visa potenciar a criação de novas ideias de negócio pelos estudantes universitários. Para isso, a European Innovation Academy promove um “curso intensivo de empreendedorismo e inovação digital”, em ambiente internacional, com momentos de formação, discussão, networking e partilha de experiências.

Ao longo de três semanas, os participantes vão viver todas as etapas de criação e lançamento de projetos empreendedores, com o apoio de mentores e especialistas de instituições internacionais. Chegam das universidades de Stanford, U.C. Berkeley ou Michigan, mas também de Silicon Valley – nomeadamente da Google, Amazon, Microsoft, Facebook, Uber, Hubspot – para acompanhar e ensinar os estudantes em áreas como gestão e negócios, marketing, tecnologia, design, software, investimento, entre outros.

As entidades organizadoras e parceiras da EIA 2022 encontraram-se na Reitoria da U.Porto para formalizar a colaboração. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Note-se que, desde 2017 que a Universidade do Porto e o Santander Universidades estão ligados à European Innovation Academy, fornecendo bolsas aos estudantes interessados em participar. Só na última edição, quatro das cinco equipas vencedoras tiveram a participação de estudantes da U.Porto.

A cerimónia de apresentação da European Innovation Academy 2022 decorreu esta sexta-feira, 11 de fevereiro, na Reitoria da U.Porto. Nesta sessão, foram formalizados os protocolos de colaboração entre as entidades organizadoras do evento.