O Repositório Aberto da Universidade do Porto surge no 46.º lugar, a nível mundial,  e na primeira posição, a nível nacional, da mais recente edição (fevereiro de 2022) do Transparent Ranking of Repositories, uma iniciativa do prestigiado Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) que classificou perto de 4 mil  (3886) repositórios académicos e científicos de todo o mundo, de acordo com o número de documentos disponibilizados e indexados nas bases de dados do Google Scholar.

Com um total 61.600 itens disponibilizados em regime de acesso livre, o Repositório Aberto da U.Porto lidera, de forma destacada, a presença portuguesa nesta 13.ª edição do Transparent Ranking of Repositories. Seguem-se o Repositório da Universidade do Minho (39.400 itens), o Repositório Universidade de Lisboa (32.200 itens), Repositório Institucional Universidade Nova de Lisboa (30.300 itens) e a Biblioteca Digital Instituto Politécnico de Bragança (14.600 itens).

A nível global, o ranking é liderado, de forma destacada, pelo repositório Europe PubMed Central, com 2.780.000 itens disponibilizados. Seguem-se os repositórios temáticos CiteSeerX (1.430.000 itens), Smithsonian / NASA Astrophysics Data System (1.480.000 itens), Arxiv.org e-Print Archive (680.000 itens) e ERIC (660.000 itens).

Gerido pela Unidade de Gestão de Documentação e Informação da UPdigital, o Repositório Aberto da U.Porto tem como missão colecionar, preservar e divulgar a produção intelectual e científica da comunidade académica da Universidade, assegurando, sempre que possível, o acesso livre e irrestrito à versão integral dos documentos.

Estruturado em Comunidades e Coleções, o repositório disponibiliza milhares de artigos, dissertações e teses, atas de conferências, livros, relatórios, posters, entre outras publicações “assinadas” pelas diferentes unidades orgânicas, centros de investigação e outros organismos que integram a U.Porto.

Sobre o CSIC

O “Transparent Ranking of Repositories” é produzido anualmente pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), a maior instituição pública dedicada à investigação em Espanha e a terceira maior da Europa. Tutelado pelo Ministério de Ciência e Inovação, através da Secretaria de Estado de Investigação, o CSIC tem como missão promover o fomento da investigação científica e tecnológica.