A SWORD Health, prestador virtual de cuidados músculo-esqueléticos com o crescimento mais rápido do mundo, tem como missão democratizar o acesso a cuidados de saúde de qualidade aos mais de 2 mil milhões de pessoas que sofrem de patologias músculo-esqueléticas em todo o mundo. Esta startup será a convidada de uma palestra online marcada para o próximo dia 14 de janeiro, sexta-feira, às 17h00 no âmbito do Mestrado em Informática Médica das Faculdades de Ciências (FCUP) e de Medicina (FMUP) da Universidade do Porto.

A SWORD Health é um dos sete unicórnios portugueses (startups tecnológicas que são avaliadas em mais de mil milhões de dólares) e a única startup unicórnio na área das tecnologias para a saúde.

Nesta sessão, que terá como orador Márcio Colunas, Founder e CSO da SWORD Health, serão abordados o percurso da empresa e o futuro da área da telereabilitação.

Integrada na Unidade Curricular de Telemedicina, do Mestrado em Informática Médica, a palestra estará disponível para visualização pública no canal do Youtube da FCUP.

Sobre Márcio Colunas

Márcio Colunas nasceu em Chaves em 1987. A paixão pelas tecnologias começou com apenas nove anos, quando a sua escola primária comprou o primeiro computador, abrindo-lhe a curiosidade para os jogos de programação, que eram tão divertidos de desenvolver como jogá-los.

Licenciou-se em Engenharia Informática e Telemática, na Universidade de Aveiro, onde surgiu o seu interesse pelos sistemas biomédicos. Durante esses anos académicos tornou-se um dos fundadores da SWORD Health, juntamente com Virgílio Bento.

Lidera a área de inovação tecnológica da SWORD Health, tendo desenhado em 2014 o SWORD’s Digital Therapist, um sistema de uso ambulatório inicialmente desenhado para pacientes com AVC que promovia a sua reabilitação de forma mais intensiva e monitorizada.

Márcio Colunas é o fundador e CSO da Sword Health. (Foto: DR)

Hoje, após vários avanços científicos tecnológicos e de ter obtido rondas de investimento de investidores de renome mundial, a SWORD Health desenvolve novas tecnologias viradas para as terapias músculo-esqueléticas (MSK), sendo um player mundial de referência, em particular no mercado norte-americano.

Márcio Colunas considera-se altamente motivado, ávido em conhecimento, apaixonado pela inovação e movido pelo trabalho em equipa. Para ele, se não houver curiosidade, não haverá inovação.