O livro A Matéria Escura e Outros Poemas, da autoria de Jorge Sousa Braga, professor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP) e médico obstetra, é o vencedor do Prémio Autores 2021, na categoria de Melhor Livro de Poesia, promovido pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

Na obra premiada, e que surge nove anos depois da última publicação do autor, Jorge Sousa Braga propõe uma “viagem pelo cosmos”. Um tema que já não é novo na sua bibliografia: “Já tinha escrito um livro de poemas para crianças sobre este tema (Pó de Estrelas). A leitura de livros do Carlo Rovelli (Sete Lições de Física e a Ordem do Tempo) fez-me voltar a repensar tudo e a voltar a perscrutar o universo com os olhos da poesia”, diz.

A Matéria Escura e Outros Poemas foi publicado em 2020, pela Assírio & Alvim. (Foto: DR)

As temáticas que Jorge Sousa Braga percorre na sua poesia são diversas, desde a natureza, ao corpo, à ciência. No entanto, assegura que a inspiração não é algo premeditado. “Passo anos sem escrever. Há determinadas ideias que, que vou guardando num caderninho (e no computador).  A determinada altura procuro o caderninho e vejo se as ideias não se apagaram, se há algo que possa transformar num poema”.

Com uma longa carreira enquanto médico obstetra no Centro Hospitalar Universitário do Porto (Hospital Santo António), mas também na poesia (à qual se começou a dedicar a sério pelos 15, 16 anos), Jorge Sousa Braga salienta que a relação entre a Medicina e a Poesia não é linear. “Quando penso como médico, esse pensamento é na maioria das vezes indissociável da cura ou da prevenção da doença. Quando penso como poeta muitas vezes estou a abrir feridas que já estavam cicatrizadas. A poesia tanto pode funcionar como um caminho para a cura ou um caminho para a loucura”.

É nesta dualidade que as duas ‘artes’ se encontram. Afinal, a poesia é uma forma de “comunicar com o mundo e de o transformar. A medicina faz parte desse mundo. É, por isso, natural que a poesia a aborde das mais diversas maneiras”, conclui Jorge Sousa Braga.

Sobre o Prémio Autores

O Prémio Autores, é entregue anualmente, desde 2010, pela Sociedade Portuguesa de Autores e visa premiar os artistas que se destacaram nas mais diversas áreas: desde as artes visuais, ao cinema, dança e literatura, como também, música, rádio, teatro e televisão.

Os vencedores deste ano foram anunciados no passado dia 16 de novembro, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.