O INESC TEC apoiou a AppGeneration no desenvolvimento da aplicação Tennis Tracking AI. Esta ferramenta, baseada em inteligência artificial, permite aos praticantes da modalidade tirar mais valor dos seus jogos, de forma a melhorar o seu desempenho.

“Queremos trazer inteligência para o desporto, sob a forma de uma análise automática baseada em vídeos que o próprio jogador pode fazer com o seu telemóvel. Acreditamos que, num futuro próximo, poderemos ter inúmeros conselhos sobre a qualidade e tipo de jogo feito por cada um dos tenistas, apenas pela análise da imagem do mesmo”, afirma Eduardo Carqueja, CEO da AppGeneration.

Pedro Carvalho, responsável do projeto e investigador do INESC TEC, nota que “há inúmeros desafios a ultrapassar e diversos aspetos a evoluir, numa aplicação que combina algoritmos de processamento de imagem, visão computacional e aprendizagem automática”.

“Para esta primeira versão, procurámos construir uma base sólida, aproveitando o know-how existente nas instituições, mas já estão a ser preparadas novas funcionalidades”, acrescenta.

A aplicação combina algoritmos de processamento de imagem, visão computacional e aprendizagem automática. (Foto: DR)

A Tennis Tracing AI resulta do projeto Tennis Video Sports AI, financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte, pelo Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A versão piloto da aplicação já se encontra disponível para download na App Store.