Ao longo dos últimos três anos, o projeto GOAL, o Geoethics Outcomes and Awareness Learning , liderado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), lançou-se no objetivo de sensibilizar futuros geocientistas para o seu papel e responsabilidade perante o planeta Terra. Trata-se do primeiro projeto financiado na área da Geoética a nível europeu, focado em lançar a discussão ética sobre as ações antropogénicas.

Este projeto, focado numa área que é muito recente, existiu sobretudo para sensibilizar os estudantes do ensino superior para esta temática, através da criação de dezenas de recursos educacionais e do desenvolvimento de um plano curricular de geoética. A Geoética consiste na investigação e reflexão sobre os valores que sustentam comportamentos e práticas apropriados, referentes às atividades humanas na sua interação com o sistema Terra.

Estes recursos encontram-se agora compilados no E-bookTeaching Geoethics: Resources for Higher Education”, que foi apresentado esta terça-feira, dia 7 de julho, na Conferência Portuguesa de Encerramento do Projeto Erasmus+ GOAL.

“O ensino dirigido a esta faixa etária é sobremaneira importante dado estarmos a formar os profissionais que serão responsáveis pela difusão destes saberes nas próximas gerações. As questões éticas são cada vez mais significativas e imprescindíveis na decorrência dos desafios trazidos pela evolução do conhecimento cientifico e do tecnológico, mas sobretudo pelas implicações sociais do seu uso”, explica Clara Vasconcelos, docente da FCUP e coordenadora do GOAL.

“Na FCUP fomos os responsáveis pela metodologia de ensino que orientou a elaboração dos recursos. Apostámos na metodologia baseada em casos e estabelecemos os princípios orientadores para a elaboração dos recursos, tentando sempre que estes possam ser reproduzidos em qualquer país”, acrescenta.

A equipa portuguesa liderada pela FCUP colaborou na elaboração de quatro recursos educativos, entre eles um recurso sobre as boas práticas na promoção dos valores geoéticos no GeoPark de Arouca e um outro sobre a exploração de recursos minerais em Portugal, como o lítio.

O projeto incluiu ainda a realização de quatro workshops e de três international meetings, que serviram para debater os dilemas geoéticos relacionados com temáticas atuais das geociências.

A conferência final do projeto, que se realizou via Zoom, contou com a participação de vários convidados nacionais e internacionais. Para além da apresentação dos resultados do GOAL, houve ainda espaço para discutir diferentes perspetivas e contribuições para o conhecimento e desenvolvimento da Geoética em Portugal.

GOAL é financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Erasmus + (Erasmus+ KA2 – Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas; KA203 – Parcerias Estratégias para o Ensino Superior). A nível nacional, esta equipa é também composta pelo docente da FCUP, Alexandre Lima, pela investigadora Cristina Calheiros, do CIIMAR, José Brilha, da Universidade do Minho e por Alexandra Cardoso e Tiago Ribeiro, bolseiros de investigação.

Entre as instituições europeias participantes encontram-se a Universität für Bodenkultur Wien, da Aústria, o Instituto Nazionale di Geofisica e Vulcanologia, de Itália, a Kauno Technologijos Universitetas, da Lituânia, o Weizmann Institute of Science, de Israel e a Universidad de Zaragoza, de Espanha.