“Não sou pessoa de fazer grandes planos”, confessa Marco António Leitão. Mas eles estavam bem definidos quando, em 2018, colocou a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) no topo da candidatura ao ensino superior. “O facto de ser uma das melhores e mais prestigiadas universidades do país resolveu completamente a questão”, assume o estudante de 19 anos, a frequentar atualmente o 2.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Física da FCUP.
Na U.Porto, Marco encontrou a oportunidade de “finalmente poder estudar aquilo que se gosta e conviver com pessoas que partilham o mesmo gosto”. E o estudante natural de Amarante destacou-se acima de todos. Com uma média final de 19 valores no 1.º ano do curso, é também ele um dos 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2020. Uma conquista que descreve como “uma “fonte de motivação para continuar o bom trabalho”.
O que te motivou a escolher a U.Porto?
Em grande parte, o fator localização, dado que é a Universidade mais próxima de onde eu vivo. E depois, claro, o facto de ser uma das melhores e mais prestigiadas Universidades do país resolveu completamente essa questão.
O primeiro ano foi longo, teve muitas coisas positivas (e algumas menos positivas, naturalmente), portanto não é fácil escolher o que gostei mais. No entanto, diria que uma das melhores coisas da Universidade (e não só no primeiro ano) é finalmente poder estudar aquilo que se gosta e conviver com pessoas que partilham o mesmo gosto pela área em questão.
O que gostavas de ver melhorado na Universidade?
Gostaria de ter um maior esclarecimento da maneira como funcionam os serviços académicos e ver simplificada a maneira como se trata de alguns assuntos desse género, como, por exemplo, alterações de inscrição em opcionais.
Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?
O Prémio Incentivo é uma recompensa pelo esforço que fiz no primeiro ano e constitui, evidentemente, uma pequena fonte de motivação para continuar o bom trabalho; um incentivo, tal como o nome indica.
Quais são os teus planos para o futuro?
Não sou pessoa de fazer grandes planos, de ter objetivos muito específicos. O meu maior objetivo neste momento é terminar a licenciatura com um bom aproveitamento, não só a nível de resultados mas também (e principalmente) de conhecimentos. Após isso, espero continuar os estudos num mestrado e depois, quem sabe, num doutoramento, tudo na área da Física.
Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?
Eximia.