A Tonic App, uma spin-off da Universidade do Porto fundada em 2016, acaba de angariar 3,5 milhões de euros numa ronda de investimento co-liderada pelo fundo luxemburguês Vesalius Biocapital Partners e pela portuguesa Armilar Venture Partners. O objetivo agora é acelerar a expansão geográfica na Europa, nomeadamente em Espanha, França e Reino Unido – três dos cinco maiores mercados de saúde europeus.
Daniela Seixas, CEO da Tonic App, acredita que este é “o momento certo para uma rápida expansão geográfica” devido a uma grande transformação que o mercado da saúde digital está a viver: “Os médicos utilizam cada vez mais plataformas digitais no seu trabalho”, diz.
Para Duarte Mineiro, da Armilar Venture Partners, a Tonic App é uma “solução inovadora muito assente nos percursos académico e profissional de excelência da principal fundadora”, sendo um dos atributos que os fizeram avançar com o investimento. Além disso, a Tonic App apresenta “resultados promissores a nível de receitas em muito pouco tempo”, refere, acrescentando que a capital de risco quer desenvolver cada vez mais o seu foco na área da HealthTech.
Já Guy Geldhof, em nome da Vesalius Biocapital Partners, salienta que a Tonic App já “demonstrou claramente que consegue satisfazer as necessidades dos clínicos”.
Muitas vezes apelidada de “Google para médicos”, a app criada pela startup reúne num só lugar todos os recursos profissionais e informações úteis para auxiliar os médicos no diagnóstico e tratamento dos pacientes. A ferramenta digital foi criada numa lógica de médico para médico e também possibilita a troca de informações entre colegas, para que estes se possam ajudar, por exemplo, a estabelecer um diagnóstico mais difícil. Também ela médica, Daniela Seixas deixou uma carreira na medicina para se dedicar à empresa com o objetivo de “facilitar o dia-a-dia-dos médicos, dando-lhes mais tempo para o que é realmente essencial: os doentes”, refere a CEO. A app já é utilizada por 30% dos médicos portugueses.
Depois de um primeiro investimento da Portugal Ventures no valor de 100 mil euros, pouco tempo depois da criação da empresa, a Tonic App continuou a chamar a atenção de capitais de risco nacionais e internacionais e a conquistar o mundo. Venceu o programa de inovação aberta da Novartis Techcare em 2017, conquistou o segundo lugar na maior feira de saúde do mundo em 2018, e foi nomeada pela revista Forbes como uma das 60 startups, lideradas por mulheres, nas quais vale a pena investir.
A Tonic App tem como clientes grandes multinacionais na área da saúde, como a Novartis ou a Medtronic, e conta também com parcerias internacionais para eventos médicos e prescrição eletrónica de medicamentos. Neste momento, estão a focar-se mais no mercado espanhol: “Já fechámos o nosso primeiro negócio e adquirimos os primeiros médicos utilizadores”, refere Daniela Seixas.