Dia do Asteroide é celebrado na FCUP e no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, com atividades para miúdos e graúdos.

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e o Planetário do Porto comemoram, nos próximos dias 28, 29 e 30 de junho, o Dia do Asteroide. A iniciativa decorre ao longo de três dias, com um programa que surge no âmbito do movimento de alerta global, que visa consciencializar a sociedade para os riscos associados ao impacto de asteroides, e quais as medidas para a sua deteção.

A celebração do Dia do Asteroide, que oficialmente é marcado a 30 de junho, decorre ao longo das tardes dos três dias. Arranca sexta-feira, dia 28, às 12h00, no anfiteatro FC3 117 do Departamento de Física e Astronomia (DFA), com a projeção do filme METEORO (1979), do realizador Ronald Neame. A apresentação será feira por Orlando Frazão, professor da FCUP.

Segue-se a sessão de abertura, às 14h00, com Orfeu Bertolami, Joaquim Esteves e Teresa Seixas, professores da FCUP, Mário Monteiro, diretor do Departamento de Física e Astronomia, e Daniel Folha, diretor executivo do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.

Do programa fazem parte sessões sobre asteroides e meteoritos, o seu impacto e efeitos na Terra, conduzidas por Orfeu Bertolami, Teresa Seixas, Helena Couto, Joaquim Esteves da Silva, diretor do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, Carmen Gonçalves, do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais (CIERL) da Universidade da Madeira. O primeiro dia termina com a leitura de excertos de “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry. A entrada é livre.

Nos dias 29 e 30 de junho, sexta-feira e sábado, as comemorações continuam no Planetário do Porto com atividades de participação gratuita para os visitantes. A iniciativa “Missão Asteroides” está integrada nas sessões do Planetário e pode ser assistida por todos os portadores do bilhete para as mesmas. “Onde estão os asteroides” está disponível entre 15h00 e as 17h30 e é acessível a qualquer visitante.