O Cartão U.Porto registou em 2016 os mais elevados índices de satisfação de sempre entre os estudantes da U.Porto. É isso que se pode concluir do Inquérito de satisfação do Cartão U.Porto 2016, cujos resultados evidenciam uma avaliação global média de 7,1 valores (numa escala de 0 a 10) àquele que é, desde 2008, o “bilhete” de identidade de todos os membros da comunidade académica da Universidade do Porto
Respondido por 2422 estudantes, o que constitui também um novo máximo histórico, o inquérito demonstra que três em cada quatro estudantes (76%) da U.Porto utilizam o cartão no mínimo uma vez por semana (70% em 2015), ao passo que 50,2% dizem utiliza-lo semanalmente para dois ou mais serviços (45,3% em 2015). Os serviços com recurso ao cartão mais utilizados incluem a identificação nas cantinas da Universidade (42%), o acesso a espaços, edifícios, parques, laboratórios, entre outros (33%).
Globalmente, a avaliação do cartão sobre meio ponto face a 2015 (6,6 para 7,1). Já na apreciação aos serviços proporcionados pelo cartão, os estudantes atribuem uma valoração média de 7,6, superando os 7,1 registados em 2015.
A perceção sobre o prazo de entrega mantém igualmente uma tendência de melhoria, sendo que 83% dos estudantes aguardaram menos de três semanas pela chegada do cartão, face aos 72,5% registados em 2015.
Os resultados do inquérito ganham outra dimensão quando comparados com os de outras universidades que utilizam a ferramenta disponibilizada pelo Santander. Para além de registar a segunda maior participação no inquérito de satisfação, apenas superada pelas 3759 respostas da Universidade de Granada (Espanha), é também da U.Porto a maior percentagem de estudantes que dizem utilizar o cartão semanalmente (76%), à frente dos 69% identificados na Universidade de Murcia (Espanha).
Realizado desde 2010, este inquérito tem-se afirmado como uma ferramenta importante para avaliar a satisfação da comunidade académica face ao Cartão U.PORTO, uma iniciativa lançada em 2008 – fruto de uma parceria entre a Universidade e o Banco Santander Totta – com o objetivo de permitir ao utilizador aceder a um número alargado de funcionalidades e serviços existentes dentro do campus universitário (empréstimos nas bibliotecas, controlo de acessos, etc.). Integrando diferentes tecnologias, de contacto e sem contacto, este “cartão inteligente” garante ainda o acesso a vantagens exclusivas em serviços/iniciativas promovidos pela Universidade e por instituições parceiras.
Os resultados completos do inquérito de 2016 podem ser consultados aqui.
Prémios para os estudantes
Como forma de incentivar a participação da comunidade académica, o Banco Santander sorteou este ano três vouchers Amazon no valor de 50 euros entre todos os estudantes da U.Porto que responderam ao questionário online. Os contemplados foram Filipa Beirão, Ludovica Daddi e Samantha Deschamps, estudantes das faculdades de Engenharia (FEUP), Letras (FLUP) e Direito (FDUP), respetivamente.
A entrega dos vouchers decorreu no passado dia no passado dia 19 de fevereiro, no edifício da Reitoria, numa sessão que contou com a presença do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e do Diretor do Santander Universidades, Marcos Ribeiro. Para além de destacar a rapidez e clareza do inquérito, Samantha Deschamps, a única premiada presente na sessão, mostrou-se satisfeita com os serviços oferecidos pelo cartão à comunidade académica.