Eduardo Lage reuniu no livro “Mecânica Avançada” os ensinamentos que ministrou a várias gerações de estudantes das licenciaturas em Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). A obra, editada com a chancela da U.Porto Edições, vai ser apresentada no próximo dia 3 de novembro, pelas 18h30, na Reitoria da Universidade do Porto por João Lopes dos Santos, professor catedrático de Física da FCUP.
O livro destina-se a estudantes de licenciatura e mestrado nas áreas de Física, Matemática, Astronomia e Engenharia, e tem como objetivo aprofundar o conhecimento em Mecânica Newtoniana, constituindo-se como um suporte para a Física Estatística, a Mecânica Quântica e a Teoria da Relatividade.
Segundo o autor, a obra diferencia-se das restantes publicações nesta área pela “forma e unidade de tratamento”, pela existência de “diversas extensões a tópicos avançados” e pela “inclusão de problemas em todos os capítulos”, “já testados pelas gerações de alunos que frequentaram a disciplina de Mecânica Avançada”.
Com entrada livre, a sessão de lançamento decorrerá na sala da biblioteca e contará com a presença da Vice-Reitora, Maria de Fátima Marinho, diretora da U.Porto Edições.
Sobre o autor
Eduardo J. S. Lage é professor catedrático reformado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Nascido no Porto, em 1947, licenciou-se em Física na U.Porto em 1971. Bolseiro do extinto Instituto de Alta Cultura na Universidade de Oxford, Inglaterra, aí viria a obter o D. Phil. em Física Teórica (1976), grau que seria, no mesmo ano, reconhecido como equivalente ao doutoramento nacional.