A 1.ª fase do Concurso Especial registou 549 candidaturas, tendo sido aprovadas 168. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Encontra-se aberta a 2.ª fase de candidaturas ao Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais 2017/2018, iniciativa que serve de “porta de entrada” nos cursos de 1.º ciclo (licenciatura) e mestrado integrado da U.Porto para estudantes que não possuem nacionalidade portuguesa ou de outro Estado membro da União Europeia.

Para esta segunda “etapa” do concurso, a U.Porto abre 246 vagas, abrangendo 41 cursos de 1.º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado. Entre as faculdades que mais vagas disponibilizam destaca-se a Faculdade de Engenharia (70), seguida das faculdades de Letras (60), Economia (56), Ciências (33), Psicologia e Ciências da Educação (9), Desporto (5), Belas Artes (5), Farmácia (3), Ciências da Nutrição e Alimentação (3) e Arquitectura (2).

À semelhança do que aconteceu na 1.ª fase do concurso, esta 2.ª fase não inclui os cursos da Faculdade de Direito, cujo prazo de candidaturas vai decorrer em prazo a anunciar. As faculdades de Medicina e Medicina Dentária e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) não disponibilizam vagas para este concurso. Já os cursos de Arquitectura Paisagista, Biologia, Ciência de Computadores e Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos (FCUP), História (FCUP), Psicologia (FPCEUP) preencheram as vagas disponíveis logo na 1.ª fase do concurso.

Os candidatos que pretendam ingressar na U.Porto ao abrigo do CEAIEI deverão satisfazer as condições de ingresso estabelecidas no Regulamento de aplicação do Estatuto de Estudante Internacional da Universidade do Porto. A candidatura deve ser apresentada até 24 de abril através da página do curso / faculdade onde o estudante pretende ingressar, mediante entrega ou submissão eletrónica de requerimento, acompanhada dos documentos necessários.

No que toca às propinas, o valor anual aplicado aos estudantes com EEI – definido por cada escola/faculdade da U.Porto de acordo com o custo real do ciclo de estudos – que vão frequentar os cursos de 1º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado da U.Porto varia entre os 3.000 euros e os 6.000 euros (ver valores por curso). Atendendo aos laços que unem Portugal aos estados que integram a CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), pode ser aplicada uma redução de até 50% na propina paga pelos estudantes nacionais desses países.

Recorde-se que a Universidade do Porto registou um número recorde de candidaturas na 1.ª fase do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais 2017/2018. Só entre 12 de dezembro de 2016 e 30 de janeiro de 2017, 549 estudantes de todo o mundo formalizaram a candidatura às 414 vagas disponibilizadas por dez das 14 faculdades da U.Porto para 47 dos 52 cursos de 1.º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado lecionados na instituição, tendo sido então aprovadas 168 candidaturas.

A estes números não é alheio o trabalho que a U.Porto vem desenvolvendo nos últimos anos no sentido de criar condições que permitam facilitar o acesso aos seus cursos a todos os estudantes, independentemente da sua nacionalidade. Entre as ações desenvolvidas inclui-se a aceitação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil como critério de seleção para os estudantes brasileiros que pretendam ingressar na Universidade.

As candidaturas realizadas na 2.ª fase do concurso serão posteriormente alvo de análise de 26 de abril a 8 de maio, estando a afixação dos resultados definitivos prevista para o dia 29 de maio. A 3.ª fase do concurso vai realizar-se de 30 de junho a 19 de juho e irá abranger todas as vagas sobrantes da 2.ª fase.

Mais informações (condições de acesso, vagas, prazos de candidatura, etc.) aqui ou na área “Internacional” do website da Universidade do Porto.