Treinadora de astronautas da NASA partilha experiências na U.Porto

Com apenas 33 anos, mas já um longo percurso na NASA, Mamta Nagaraja tem-se dedicado à promoção do papel da mulher na Ciência. (Foto: DR)

Mamta Patel Nagaraja, engenheira espacial da NASA e coordenadora do programa Women@NASA, vai estar no próximo dia 8 de abril , na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), onde dará uma palestra sobre o universo da exploração espacial e no qual abordará, entre outras assuntos, o papel das mulheres no mundo da Ciência.

Aos 33 anos, Mamta Patel Nagaraja possui já um largo currículo dentro da agência espacial norte-americana. Com uma formação académica dividida entre a engenharia espacial e a engenharia biomédica, participa há vários anos no treino dos astronautas que operam nas missões do U.S. Space Shuttle e da Estação Espacial Internacional (EEI).  Trabalhou também no Centro de Controlo de Missões (Mission Control Center ) da NASA como controladora de voos para o sistema de comunições da EEI.

Nos últimos anos, esta maratonista e praticante de lacrosse amadora tem-se dedicado de forma muito especial à promoção do papel da mulher no seio das várias áreas da Ciência. É nesse âmbito que coordena os programas Women@NASA e NASA Girls, e que lidera a Women in Aerospace (WIA), uma organização que tem como missão projetar a presença das mulheres na comunidade aeroespacial.

A estas facetas, Mamta Patel Nagaraja junta ainda o trabalho humanitário no âmbito do qual tem viajado um pouco por todo o mundo – especialmente pelos países em desenvolvimento – para falar sobre as suas experiências na NASA. Em 2011, recebeu a Exceptional Service Medal da NASA, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na agência espacial.

É este percurso que, durante cerca de trinta minutos, a engenheira espacial da NASA terá a oportunidade de partilhar com a comunidade académica da U.Porto numa palestra organizada pela Embaixada dos Estados Unidos em Portugal. “Vou discutir essencialmente dois tópicos . O primeiro abordará a exploração especial no seu todo, desde a sua evolução histórica, passando pelo trabalho que é feito hoje pela EEI e ao nível da exploração robótica, até à discussão sobre o que será o futuro da avião espacial. O segundo tópico incide sobre os os efeitos biomédicos provocados no corpo humano pelo ambiente aeroespacial”, apresenta Mamta Nagaraja.

A sessão tem início marcado para as 14h30, no Auditório Ferreira da Silva da FCUP (Rua de Campo Alegre,  1021/1055, 4169-007 Porto). A entrada é livre, ainda que sujeita à lotação da sala.

  • Nuno Caetano

    Entrada livre?