Projeto é coordenado pelas docentes da FLUP, Maria Ellison e Fátima Vieira.

Depois de ter sido premiado com o Selo Europeu das Línguas (European Language Label) em 2008, o projeto STEPS-U.Porto foi considerado pela Agência PROALV – Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida – o melhor projeto português dos últimos dez anos na área do ensino de línguas estrangeiras.

Concebido pelo Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da U.Porto (DEAA/FLUP), o STEPS-UP visou dar formação a professores para o ensino precoce de Inglês na área metropolitana do Porto entre 2005 e 2009. No último ano do projeto, estiveram envolvidos 5.557 alunos (dos 6 aos 10 anos de idade), distribuídos por 194 turmas de 57 escolas. Visou a promoção de projetos colaborativos entre a disciplina extra-curricular de Inglês e as diferentes áreas curriculares, permitindo aos alunos a aquisição de competências e conhecimentos, bem como o desenvolvimento das capacidades cognitivas (CLIL).

O projeto teve a coordenação pedagógica da docente da FLUP, Maria Ellison, que assegurou a formação dos docentes, criou um programa para as aulas de Inglês do 1.º ao 4.º anos de escolaridade e supervisionou a criação de um conjunto de materiais pedagógicos inovadores. A coordenação administrativa esteve nas mãos Fátima Vieira, diretora do Departamento de Estudos Anglo-Americanos (DEAA) no período em causa. As duas docentes participaram no Congresso em Limassol.

O STEPS-UP foi nomeado para representar Portugal no Congresso “Multilingualism in Europe”, que se realizou nos dias 26 a 28 de Setembro em Limassol, Chipre. Na mesma ocasião foi atribuído o “Selo dos Selos” ao melhor projeto europeu.