Professor da FCUP vence prémio internacional de Química

Luís Belchior dos Santos é Professor Associado no Departamento de Química e Bioquímica da FCUP, e diretor de Curso da Licenciatura em Química.

É um dos mais importantes prémios internacionais no campo da Química e acaba de ser atribuído a um investigador da Universidade do Porto. Luís Belchior dos Santos, professor do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências (FCUP) é o vencedor da edição 2013 do James Christensen Memorial Award, atribuído no âmbito da Calorimery Conference U.S.A. (Calcon 2013).

Aos 47 anos, o docente e investigador da FCUP torna-se  o 23º cientista de todo o mundo a receber o galardão, estabelecido em 1988 em honra do professor James J. Christensen da Brigham Young University. O prémio é atribuído anualmente, a um cientista que tenha feito contribuições extraordinárias para o desenvolvimento/desenho de calorímetros e seu uso. A escolha é realizada anualmente pelo Board of Officers and Directors of the Calorimetry Conference USA, podendo ser nomeados cientistas de todo o mundo.

A obtenção deste prémio por Luís Belchior dos Santos é uma enorme distinção, a nível mundial, que premeia a sua contribição para a área da calorimetria, quer pelo desenho, montagem e desenvolvimento de novos instrumentos, quer pelo seu uso de forma inovadora.

Natural de Vila de Alvalade, Baixo Alentejo Alentejano, Luís Belchior dos Santos licenciou-se em Química na Faculdade de Ciências da Universidade Porto (FCUP) em 1987., ano em que iniciou a carreira académica como Assistente Estagiário em Química. Doutorado  em Química (Ramo Química -Física) em 1996, é atualmente  Professor Associado no Departamento de Química e Bioquímica da FCUP, e diretor de Curso da Licenciatura em Química. Desempenhou ainda funcões como membro do Conselho Geral da Universidade do Porto e Presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup)..

A sua actividade científica está centrada em termos temáticos no estudo termofísico e termoquímico de compostos poliaromáticos, materiais semicondutores orgânicos e líquido iónicos. Paralelamente, dedicou-se ao desenvolvimento de metodologias e instrumentação científica nas áreas da calorimetria, termofísica e metrologia de temperatura e pressão. Orientou ao longo dos anos vários estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento da FCUP.

Do curriculum do docente constam duas patentes e mais de 100 artigos em revistas científicas internacionais. Ao longo do seu percurso académico foi ainda bolseiro de mérito da Fundação Calouste Gulbenkian e foi galardoado com os prémios Mendonça Monteiro e Fernando Ferrão (FCUP).

Comentários

  1. zejoao diz:

    Parabéns e bem-haja pelo trabalho desenvolvido, tantas vezes em condições adversas. Só o fascínio pela ciência e a inquietude por fazer melhor justificam este empenhamento!
    Ze João, Engenharia, 2000

  2. Corália Vicente diz:

    Parabens!!!!!

    Abraço

    Corália

  3. César Serpa Rosa diz:

    Parabéns Professor Luis Belchior.
    Aprás-me louvar o galardão que lhe foi atribuído.
    Um abraço
    Serpa

Comente


6 + = eight