Ciência e Inovação

ISPUP em projeto para a prevenção do VIH na América Latina

Quarta-feira, 21 de Fevereiro, 2018  |  0 Comentários

Henrique Barros, presidente do ISPUP, vai participar no LAMIS 2018, um inquérito que visa recolher dados sobre a saúde sexual de Homens que têm Sexo com Homens (HSH). Continuar a ler »

Estudo de investigadores da FEUP alvo de destaque internacional

Terça-feira, 20 de Fevereiro, 2018  |  0 Comentários

Artigo que avalia solução para a produção mais sustentável de biocombustível foi destacado como Key Scientific Article pela revista científica Renewable Energy Global Innovations. Continuar a ler »

CINTESIS alerta para aumento de complicações nos internamentos hospitalares

Terça-feira, 20 de Fevereiro, 2018  |  0 Comentários

Estudo conclui que 6% dos internamentos hospitalares registam pelo menos um evento adverso, com um custo de mais de 100 milhões de euros por ano para o Sistema Nacional de Saúde. Continuar a ler »

Encontro Nacional de Estudantes de Física celebra 20 anos na FCUP

Segunda-feira, 19 de Fevereiro, 2018  |  0 Comentários

John Ellis, professor no King's College London, é um dos oradores convidados do evento que, de 22 a 25 de fevereiro, vai reunir cerca de 180 estudantes e profissionais na Faculdade de Ciências. Continuar a ler »

Universidades portuguesas promovem a Medicina Narrativa

Sábado, 17 de Fevereiro, 2018  |  0 Comentários

A apresentação do projeto GERMEN está agendada para 28 de fevereiro, sexta-feira, às 18h00, no auditório da ANJE (Associação Nacional dos Jovens Empresários). Continuar a ler »

Sobrinho Simões vence Prémio Gago em Política Científica Europeia

Quinta-feira, 15 de Fevereiro, 2018  |  0 Comentários

Diretor e fundador do IPATIMUP foi um dos cinco cientistas europeus homenageados pelo seu trabalho em prol da Ciência e da promoção da cultura científica na Europa. Continuar a ler »

Investigadores do CINTESIS querem inovar cirurgia do cancro da mama

Quinta-feira, 15 de Fevereiro, 2018  |  0 Comentários

Ferramenta que permite obter imagens tridimensionais da mama poderá ser usada para otimizar cirurgia conservadora. Continuar a ler »

Alimentação variada na infância ajuda a ter melhores hábitos alimentares

Quarta-feira, 14 de Fevereiro, 2018  |  0 Comentários

Estudo do Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP) mostrou que crianças com uma maior diversidade alimentar têm maior interesse pela alimentação em geral e são menos seletivas quanto ao que comem. Continuar a ler »

ESPRESSO dá origem ao maior telescópio ótico da atualidade

Quarta-feira, 14 de Fevereiro, 2018  |  0 Comentários

Componente doeEspectrógrafo desenvolvida no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço permitiu juntar a luz dos quatro telescópios do VLT num único telescópio gigante. Continuar a ler »

U.Porto apadrinha estratégia para combater o cancro na Europa

Segunda-feira, 12 de Fevereiro, 2018  |  0 Comentários

A 1.ª "Gago Conference on European Science Policy" realiza-se a 14 de fevereiro, no i3S, com a presença do Comissário Europeu Carlos Moedas e dos Ministros Manuel Heitor e Adalberto Campos. Continuar a ler »

IJUP’18: O futuro da Ciência passa por aqui

Segunda-feira, 12 de Fevereiro, 2018  |  0 Comentários

Mais de 850 jovens investigadores juntaram-se na 11.ª edição do Encontro de Jovens Investigadores da U.Porto. Ao todo foram apresentados mais de 415 projetos científicos. Continuar a ler »

Spin-off tecnológica da FCUP recebe bolseiro Marie Curie

Sábado, 10 de Fevereiro, 2018  |  0 Comentários

O físico espanhol Benjamín Alonso vaireforçar a Sphere Ultrafast Photonics durante os próximos dois anos, trazendo consigo um financiamento de 160 mil euros. Continuar a ler »