Ciência e Inovação

Nova spin-off do INESC TEC inova no combate às doenças neurológicas

Segunda-feira, 18 de Fevereiro, 2019  |  0 Comentários

A InSignals Neurotech é resultado da aposta feita pelo INESC TEC, com o apoio do Hospital Universitário de São João, na área da Engenharia Biomédica. Continuar a ler »

Investigador do CINTESIS e da FMUP vence Prémio BIAL

Segunda-feira, 18 de Fevereiro, 2019  |  0 Comentários

Distinguido comm 100 mil euros, o estudo liderado por Mário Dinis-Ribeiro aponta novas formas de reduzir a mortalidade por cancro gástrico em Portugal. Continuar a ler »

O IJUP 2019 em balanço: “É uma grande oportunidade para os estudantes”

Sábado, 16 de Fevereiro, 2019  |  0 Comentários

Durante três dias, cerca de 900 estudantes da U.Porto passaram pela Reitoria para divulgarem e debaterem os seus trabalhos científicos. Continuar a ler »

i3S lança nova pista sobre o desenvolvimento da leucemia linfoblástica aguda

Sábado, 16 de Fevereiro, 2019  |  0 Comentários

Estudo publicado na revista Carcinogenesis concluiu que células saudáveis podem influenciar o processo de desenvolvimento e formação da doença. Continuar a ler »

CIBIO-InBIO desvenda descoberta sobre a seleção natural na Science

Sábado, 16 de Fevereiro, 2019  |  0 Comentários

Estudo publicado por equipa internacional de investigadores descobriu os genes envolvidos na resistência dos coelhos à mixomatose. Continuar a ler »

CIIMAR trabalha com pescadores por uma pesca sem lixo

Sexta-feira, 15 de Fevereiro, 2019  |  0 Comentários

Indo para além da pesca fantasma, o projeto NetTag vai envolver os pescadores numa abordagem inovadora para diminuir o lixo produzido pela pesca. Continuar a ler »

Inovação “made in” U.Porto chega aos congressos médicos

Sexta-feira, 15 de Fevereiro, 2019  |  0 Comentários

Novo serviço da Tonic App permitirá àquela spin-off da da U.Porto entrar no negócio das apps de congressos médicos. Continuar a ler »

INESC TEC combina arte e tecnologia em exposição fotográfica

Quinta-feira, 14 de Fevereiro, 2019  |  0 Comentários

“Olha e Vê. Sente e Vive” e “Outros Retratos e Auto-retratos” é o mote da exposição e de uma série de conferências que o INESC TEC organiza no âmbito do projeto SCREEN-DR, sobre o rastreio da retinopatia diabética. Continuar a ler »

Investigadora do ISPUP premiada por trabalho na área do diagnóstico da asma

Quarta-feira, 13 de Fevereiro, 2019  |  0 Comentários

Mariana Farraia foi distinguida pela European Academy of Allergy & Clinical Immunology (EAACI) por trabalho que avaliou a utilização do nariz eletrónico em contexto clínico. Continuar a ler »

Startup da UPTEC nas 100 melhores de inteligência artificial do mundo

Terça-feira, 12 de Fevereiro, 2019  |  0 Comentários

A DefinedCrowd está entre as 100 melhores e mais promissoras empresas de inteligência artificial do mundo, de acordo com ranking anual da consultora CG Insights. Continuar a ler »

Investigadoras do i3S distinguidas pela Sociedade Alemã de Coluna

Segunda-feira, 11 de Fevereiro, 2019  |  0 Comentários

Projeto orientado para a prevenção e tratamento de hérnias discais valeu a Raquel Gonçalves e Graciosa Teixeira a conquista do «Prémio Georg Schmorl». atribuído pela Sociedade Alemã de Coluna. Continuar a ler »

Professores da U.Porto premiados por estudo sobre infertilidade masculina

Segunda-feira, 11 de Fevereiro, 2019  |  0 Comentários

Trabalho liderado por Mário Sousa, Rosália Sá e Alberto Barros foi distinguido com um “AJA Outstanding Paper Award”, destinado aos melhores artigos publicados no Asian Journal of Andrology. Continuar a ler »