Ciência e Inovação

U.Porto está entre as 400 melhores do mundo no Ranking de Xangai

Segunda-feira, 19 de Agosto, 2019  |  0 Comentários

A mais recente edição do Academic Ranking of World Universities, conhecido como Ranking de Xangai, acaba de distinguir a Universidade do Porto entre as 301 e 400 melhores do mundo. Continuar a ler »

INESC TEC quer melhorar modelos de desempenho energético de edifícios

Quarta-feira, 14 de Agosto, 2019  |  0 Comentários

Os resultados do projeto europeu AmBIENCe serão usados principalmente como orientações e enquadramentos para entidades reguladoras em eficiência energética. Continuar a ler »

INESC TEC desenvolve tecnologia laser para identificação de minerais

Quarta-feira, 7 de Agosto, 2019  |  0 Comentários

Tecnologia baseada em inteligência artificial permite, em tempo real, identificar minerais e quantificá-los. Continuar a ler »

Peso mais elevado à nascença leva a maior risco cardiovascular na infância

Segunda-feira, 5 de Agosto, 2019  |  0 Comentários

Estudo liderado por investigadores do Instituto de Saúde Pública da U.Porto concluiu que as crianças que nascem com um peso mais alto à nascença têm em média um peso mais elevado aos 7 anos de idade. Continuar a ler »

CIIMAR deu as boas-vindas a mais de 20 “novos” investigadores

Quinta-feira, 1 de Agosto, 2019  |  0 Comentários

A 6.ª edição do programa BYT e a 1.ª edição do programa BYTplus juntam mais de 20 estudantes nas áreas das ciências e biotecnologias marinhas e ambientais, Continuar a ler »

Spin-offs da U.Porto distinguidas pela EIT Health

Quinta-feira, 1 de Agosto, 2019  |  0 Comentários

Em conjunto, a InSignals Neurotech e a Wisify vão receber mais de 50 mil euros em financiamento da rede europeia de inovação em saúde. Continuar a ler »

Investigador do ICBAS junta-se a multinacional para combater a infertilidade

Quarta-feira, 31 de Julho, 2019  |  0 Comentários

A equipa de Marco Alves vai fazer parte do novo programa de inovação da gigante farmacêutica alemã Merck KGaA, no âmbito do qual irá desenvolver um projeto pioneiro na área da fertilidade. Continuar a ler »

CIIMAR integra laboratório ibérico de excelência em biotecnologia marinha

Quarta-feira, 31 de Julho, 2019  |  0 Comentários

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da U.Porto é uma das sete instituições científicas que integram o projeto BLUEBIOLAB. Continuar a ler »

FMUP desenvolve plataforma pioneira no apoio ao diagnóstico médico

Terça-feira, 30 de Julho, 2019  |  0 Comentários

A plataforma digital irá possibilitar ao clínico o acesso imediato a informações sobre o histórico de cada doente, potenciando a qualidade e a segurança da decisão. Continuar a ler »

Alumnus da FCUP revela novas pistas sobre as nossas origens genéticas

Segunda-feira, 29 de Julho, 2019  |  0 Comentários

Estudo publicado por João Teixeira revela que os nossos antepassados acasalaram com pelo menos cinco grupos de humanos arcaicos quando se mudaram da África e passaram pela Eurásia Continuar a ler »

Convite por telemóvel aumenta a adesão ao rastreio do cancro do colo do útero

Segunda-feira, 29 de Julho, 2019  |  0 Comentários

Estudo liderado pelo Instituto de Saúde Pública da U.Porto testou várias estratégias de convite para aumentar a adesão ao rastreio organizado deste tipo de cancro. Continuar a ler »

i3S recebe donativo para investigar o cancro pediátrico

Segunda-feira, 29 de Julho, 2019  |  0 Comentários

Verba atribuída pela organização do «Projeto-concerto solidário Liberdade para Crescer» servirá para financiar a caracterização genética dos tumores das crianças. Continuar a ler »