Ciência e Inovação

Mediterrâneo em risco de se tornar um mar de plástico

Sexta-feira, 14 de Dezembro, 2018  |  0 Comentários

Estudo envolvendo investigadores portugueses do CIIMAR, SPEA e MARE, revela a realidade preocupante dos plásticos a flutuar no Mar Mediterrâneo oriental. Continuar a ler »

Minerar debaixo de água já é possível graças ao INESC TEC

Quinta-feira, 13 de Dezembro, 2018  |  0 Comentários

Sistema robótico inovador permite a exploração de minério em minas abandonadas e inundadas. Continuar a ler »

i3S lança projeto na Guiné-Bissau para estudar tuberculose

Quarta-feira, 12 de Dezembro, 2018  |  0 Comentários

Equipa liderada pela investigadora Margarida Saraiva vai estar a bactéria Mycobacterium africanum, causadora da doença em algumas regiões de África. Continuar a ler »

Um em cada cinco idosos portugueses é vitima de abuso psicológico

Quarta-feira, 12 de Dezembro, 2018  |  0 Comentários

Conclusão consta de um estudo liderado por investigadores do Instituto de Saúde Pública (ISPUP) e do Instituto de Sociologia (ISUP) da U.Porto sobre a prevalência de abusos nos idosos em Portugal. Continuar a ler »

CINTESIS alerta para aumento de hospitalizações por anorexia nervosa

Quarta-feira, 12 de Dezembro, 2018  |  0 Comentários

Estudo identificou mais de 4 mil hospitalizações em Portugal, entre 2000 e 2014, provocadas por distúrbios alimentares como a anorexia nervosa ou a bulimia. Continuar a ler »

Investigador da FEUP lança quarto livro no mesmo ano

Quarta-feira, 12 de Dezembro, 2018  |  0 Comentários

Focada na área da Morfologia Urbana, a nova obra de Vitor Oliveira, investigador no Departamento de Engenharia Civil da FEUP, é lançada a 18 de dezembro, na Universidade de Birmingham. Continuar a ler »

Projeto do INESC TEC tem 3 milhões para financiar soluções tecnológicas

Terça-feira, 11 de Dezembro, 2018  |  0 Comentários

Concurso desafia as Pequenas e Médias Empresas (PME) a apresentar soluções tecnológicas nas áreas do Agrofood, Floresta e Ambiente. Candidaturas até 1 de fevereiro de 2019. Continuar a ler »

Jovem investigadora do i3S premiada por trabalho de excelência em Genética Humana

Terça-feira, 11 de Dezembro, 2018  |  0 Comentários

Ana Rita Matos foi distinguida pela Sociedade Portuguesa de Genética Humana (SPGH) com a Bolsa “ESHG National Fellowship 2018″. Continuar a ler »

CIIMAR apoia lançamento de startup em biotecnologia

Terça-feira, 11 de Dezembro, 2018  |  0 Comentários

A perceção do potencial das algas para o crescimento económico levaram à criação da start-up Ínclita Seaweed Solutions, Lda (ISS), o primeiro spin-off do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental. Continuar a ler »

UPTEC em Nova Iorque para discutir a interdisciplinaridade na inovação social

Segunda-feira, 10 de Dezembro, 2018  |  0 Comentários

O Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto junta-se a parceiros de Espanha e dos EUA para discutir a importância da interdisciplinaridade na criação de novos negócios com impacto social positivo. Continuar a ler »

INESC TEC integra consórcio do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia

Sexta-feira, 7 de Dezembro, 2018  |  0 Comentários

O projeto EIT Manufacturing pretende promover uma transformação da indústria europeia, tornando-a mais competitiva e sustentável, nas vertentes económica, ambiental e social. Continuar a ler »

Há uma avaria no Metro do Porto? O INESC TEC ajuda

Quinta-feira, 6 de Dezembro, 2018  |  0 Comentários

O Projeto FailStopper permitirá detetar antecipadamente falhas nos veículos do Metro do Porto, reduzindo custos de manutenção e aumentando a fiabilidade da rede. Continuar a ler »